Tipo: Nome: Curso:
Professor ANDREA FRANCO PEREIRA Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
194131 PEG 34098871
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANDREA FRANCO PEREIRA Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
194131 andreafranco@ufmg.br 34098871
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LOUISE MARA DOS SANTOS DESIGN/NOTURNO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-03 Material didático para nova tecnologia (EAD) de ensino: Disciplinas TAU070 - Ecodesign e Meio Ambiente e UNI015 - Noções de Design
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O objetivo do projeto é o aprimoramento do conhecimento quanto à prática de EAD e novas tecnologias de ensino. Os objetivos específicos são: elaboração de material didático para a disciplina 'TAU070 - Ecodesign e Meio Ambiente'; aperfeiçoamento do material da disciplina 'UNI015 - Noções de Design' em uma nova experiência didática; estudo de mecanismos de proteção de direitos autorais; aprimoramento sobre formas de avaliação à distância. A disciplina TAU070 foi ofertada na modalidade de EAD no primeiro semestre de 2011. No mês de maio todo seu material didático já havia sido preparado. Tendo em vista o início da bolsa PEG em meados de maio, não foi mais necessária a colaboração do bolsista nessa atividade. Por ocasião da disciplina TAU070, foram também desenvolvidos meios de proteção de direitos autorais do material elaborado pelo professor, que vem sendo hospedado em site/blog auxiliar para consulta on-line. As atividades desenvolvidas pelo bolsista até o presente momento dizem respeito à revisão e finalização do material didático da disciplina UNI015, especificamente, à elaboração e edição dos vídeos de divulgação da disciplina. Buscou-se mostrar a interseção que o design faz (ou pode fazer) com as diversas áreas do conhecimento por meio de afinidades disciplinares. Dirigida aos discentes da UFMG (exceto Curso de Design), a disciplina apresenta conceitos associados ao design, assim como sua evolução formal e tecnológica, os princípios da profissão, os campos de atuação do designer e interação com os profissionais das demais áreas do conhecimento. O processo de desenvolvimento dos vídeos teve início com o estudo das áreas do conhecimento definidas pela UFMG. Foi feito um levantamento de produtos e peças gráficas, e tomados depoimentos com professores a respeito do design e interdisciplinaridade. O material coletado foi editado em softwares especializados, abordando cada uma das áreas, tendo sido, finalmente, disponibilizado no site do Colegiado do Curso de Design.
Palavras-Chave:
EAD, design, metodologia, inovação, interdisciplinaridade
Instituições: