|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ANDREA FRANCO PEREIRA |
Escola de Arquitetura |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
194131 |
PEG |
|
34098871 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ANDREA FRANCO PEREIRA |
Escola de Arquitetura |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
194131 |
andreafranco@ufmg.br |
34098871 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LOUISE MARA DOS SANTOS |
DESIGN/NOTURNO |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-03 Material didático para nova tecnologia (EAD) de ensino: Disciplinas TAU070 - Ecodesign e Meio Ambiente e UNI015 - Noções de Design |
Área: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Resumo: |
O objetivo do projeto é o aprimoramento do conhecimento quanto à prática de EAD e novas tecnologias de ensino. Os objetivos específicos são: elaboração de material didático para a disciplina 'TAU070 - Ecodesign e Meio Ambiente'; aperfeiçoamento do material da disciplina 'UNI015 - Noções de Design' em uma nova experiência didática; estudo de mecanismos de proteção de direitos autorais; aprimoramento sobre formas de avaliação à distância. A disciplina TAU070 foi ofertada na modalidade de EAD no primeiro semestre de 2011. No mês de maio todo seu material didático já havia sido preparado. Tendo em vista o início da bolsa PEG em meados de maio, não foi mais necessária a colaboração do bolsista nessa atividade. Por ocasião da disciplina TAU070, foram também desenvolvidos meios de proteção de direitos autorais do material elaborado pelo professor, que vem sendo hospedado em site/blog auxiliar para consulta on-line. As atividades desenvolvidas pelo bolsista até o presente momento dizem respeito à revisão e finalização do material didático da disciplina UNI015, especificamente, à elaboração e edição dos vídeos de divulgação da disciplina. Buscou-se mostrar a interseção que o design faz (ou pode fazer) com as diversas áreas do conhecimento por meio de afinidades disciplinares. Dirigida aos discentes da UFMG (exceto Curso de Design), a disciplina apresenta conceitos associados ao design, assim como sua evolução formal e tecnológica, os princípios da profissão, os campos de atuação do designer e interação com os profissionais das demais áreas do conhecimento. O processo de desenvolvimento dos vídeos teve início com o estudo das áreas do conhecimento definidas pela UFMG. Foi feito um levantamento de produtos e peças gráficas, e tomados depoimentos com professores a respeito do design e interdisciplinaridade. O material coletado foi editado em softwares especializados, abordando cada uma das áreas, tendo sido, finalmente, disponibilizado no site do Colegiado do Curso de Design. |
Palavras-Chave: |
EAD, design, metodologia, inovação, interdisciplinaridade |
Instituições: |
|
|
|