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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
WILLI DE BARROS GONCALVES |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
205524 |
PEG |
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34095386 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
WILLI DE BARROS GONCALVES |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
205524 |
willidebarros@ufmg.br |
34095386 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TATIANE APARECIDA DAMIAO FROM |
CONS.REST.BENS CULT.MOVEIS |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EDUARDO BRANDAO ALVES |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-09 PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE BENS CULTURAIS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
A Conservação Preventiva é um campo de conhecimento específico, dentro da Conservação-Restauração, cujo desenvolvimento é recente e abrange ações indiretas que visam evitar, retardar e minimizar a degradação dos bens culturais. Esse campo constitui um dos percursos específicos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG.
Para que os alunos tenham uma formação integral e ampla, é necessário empreender um esforço de pesquisa, compilação, sistematização e facilitação de acesso ao material didático existente, composto principalmente de dissertações e teses produzidas predominantemente no exterior, bem como de sítios de internet, vinculados principalmente a institutos de pesquisa, laboratórios de conservação-restauração e museus, preponderantemente europeus.
O objetivo principal desse trabalho é levantar, sistematizar, e viabilizar o acesso a elementos que sirvam como material didático de apoio ao ensino no campo temático específico da conservação preventiva, em nível de graduação, com base na experiência brasileira, que possa ser utilizado de maneira transversal pelas disciplinas do grupo de conservação preventiva, no curso da UFMG, mas também em outras universidades no Brasil.
A metodologia envolve etapas de treinamento dos bolsistas, sistematização e redirecionamento de levantamento bibliográfico, pesquisa sobre metodologias de ensino reuniões com professores do grupo de Conservação Preventiva, transcrição e tradução de material didático em vídeo, elaboração de uma página de internet.
Os resultados obtidos até o momento abrangem a transcrição e tradução de seis vídeos, compilação de cerca de 700 textos eletrônicos (teses e dissertações, livros, manuais, apostilas e similares) para 3 disciplinas do percurso de conservação preventiva e cerca de 1.100 referências de sítios de internet organizados e classificados em diversos temas de interesse do projeto, bem como de bases de dados e fontes de pesquisa.
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Palavras-Chave: |
Patrimônio cultural - preservação, conservação preventiva, conservação-restauração - ensino |
Instituições: |
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