Tipo: Nome: Curso:
Professor MARTA ARAUJO AMARAL Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
001244 PET 34099866
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARTA ARAUJO AMARAL Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
001244 marta@enf.ufmg.br 34099866
Co-Autores
GUILHERME AUGUSTO TORRES FERREIRA MEDICINA Aluno PET
ALEXANDRE DE MELLO FERREIRA MACHARETH FARMACIA Aluno PET
FLAVIANNE MIKAELLE DOS SANTOS SILVEIRA MEDICINA Aluno PET
GABRIELA APARECIDA MENDES SILVA ENFERMAGEM Aluno PET
HAYAMA CRISTINA BRAGA ARAUJO FARMACIA Aluno PET
IARA REGINA CUNHA SOARES FISIOTERAPIA Aluno PET
ISABELA MARIA TAVARES DO NASCIMENTO ENFERMAGEM Aluno PET
JULIA COSTA DIAS PSICOLOGIA Aluno PET
LAURA DE SOUZA MARCELO ENFERMAGEM Aluno PET
NATASHA RIBAS DE FIGUEIREDO ORTIZ ENFERMAGEM Aluno PET
SIMONE GONZAGA FRANCA OSCAR TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-14 QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA À MULHER NO CENTRO DE SAÚDE PADRE FERNANDO DE MELO: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho está sendo desenvolvido no Centro de Saúde Padre Fernando de Melo (CSPFM) com enfoque na saúde da mulher. OBJETIVO: Apresentar o ?Projeto de qualificação da assistência prestada à Mulher com doenças crônicas e/ou debilitantes ? e suas contribuições para o ensino e para o atendimento prestado à população feminina do CSPFM. METODOLOGIA: As Equipes de Saúde da Família identificam as usuárias portadoras de patologias complexas ou de risco evidenciado. Cada caso é discutido com a equipe PET, identificando-se queixas, necessidades, riscos e possibilidades de intervenção. As usuárias são estimuladas a promover o autocuidado, além de serem incentivadas a participar ativamente da vida comunitária e mobilizar outros usuários para a melhoria da qualidade de vida da população local. RESULTADOS: O projeto ?Qualificação da assistência prestada à Mulher? tem proporcionado melhorias para todos os sujeitos envolvidos.  Para os alunos, possibilitou incremento de suas vidas acadêmicas pela inserção na realidade social e o desenvolvimento de uma consciência crítica voltada para a possibilidade de intervenções efetivas junto à população. Além disso, os universitários se sentiram mais aptos a lidar com adversidades sociais, reconhecendo a importância do trabalho multiprofissional, bem como a necessidade de se tratar cada usuário como entidade única. À equipe do CSPFM, novas idéias trouxeram maior dinamismo e melhoria da relação usuário/serviço de saúde, além de otimizarem a atuação das ESF e o desenvolvimento de pesquisas.  Por fim, as usuárias passaram a desfrutar de um sistema de saúde mais ágil, mais atento às necessidades individuais, e que lhes proporciona maior desenvolvimento das habilidades de autocuidado. CONCLUSÃO: O trabalho multidisciplinar evidenciou a importância da articulação entre ensino, serviço e comunidade para se prestar uma assistência integral e de qualidade à mulher nos serviços de atenção básica.
Palavras-Chave:
saude da mulher, promação da saúde, qualidade de vida, PET.
Instituições:
MEC