Tipo: Nome: Curso:
Professor KATIA CECILIA DE SOUZA FIGUEIREDO Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
220477 PMG katiacsf@ufmg.br 3134091781
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
KATIA CECILIA DE SOUZA FIGUEIREDO Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
220477 katiacsf@ufmg.br 3134091781
Co-Autores
ARTHUR DE LEMOS FERREIRA ROCHA ENGENHARIA QUIMICA Aluno PMG
VITOR DE OLIVEIRA CAMPOS ENGENHARIA QUIMICA Aluno PMG
TATIANA DAS CHAGAS ALMEIDA ENGENHARIA QUÍMICA/M Aluno SEM BOLSA
VANESSA DE FREITAS CUNHA LINS Escola de Engenharia Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-037 Monitoria do Departamento de Engenharia Química
Área:
Engenharias
Resumo:
As disciplinas de Operações Unitárias A, OPA, e Engenharia de Corrosão têm como foco o estudo dos fenômenos físicos e químicos importantes para os processos e operações na engenharia química, consolidando os conceitos estudados por meio de aulas teóricas e práticas. O objetivo da monitoria de OPA é o preparo das aulas práticas já estabelecidas e o projeto de novos experimentos. Foram montadas as aulas práticas de flotação, cominuição, sedimentação e hidrociclonagem. O monitor de OPA também auxiliou no desenvolvimento de duas novas aulas práticas, filtração e elutriação, utilizando os materiais e equipamentos disponíveis e propondo a metodologia, testando e analisando os resultados obtidos. A contribuição da monitoria de OPA para o ensino é a melhoria na qualidade das aulas práticas, permitindo ao estudante vivenciar as operações e ilustrar o princípio físico envolvido.
A monitoria de engenharia de corrosão tornou possível a elaboração de práticas ainda não realizadas. O monitor contribuiu no desenvolvimento, preparação e montagem das aulas, tornando possível aos alunos da disciplina a visualização e a corroboração dos fenômenos descritos nas aulas teóricas. Foram realizados os experimentos de verificação qualitativa da tabela de potencial de redução, possibilitando a previsão de processos corrosivos, verificação da espontaneidade de reações de oxirredução, montagem de uma pilha de Daniell e caracterização de regiões anódicas e catódicas em uma pilha. A monitoria de engenharia de corrosão contribuiu na formação dos alunos na área de engenharia de corrosão.
Palavras-Chave:
operações, corrosão, experimentos, engenharia química
Instituições: