Tipo: Nome: Curso:
Aluno ZELINA LISLEY PEREIRA CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2009030561 SEM BOLSA (31)85569931
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANNAMARIA RAVARA VAGO Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
144746 arvago@icb.ufmg.br 34092783
Co-Autores
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-05  IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS DE APOIO AO ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA.
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
Dentre as disciplinas oferecidas pelo Departamento de Morfologia do ICB, UFMG, destacam-se as de Biologia Celular e Citologia e Histologia Geral, ministradas para os cursos de Ciências Biológicas, Odontologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que atendem aproximadamente 250 alunos a cada semestre. As aulas práticas dessas disciplinas são realizadas após a exposição teórica pelo Professor. Considerando o número excessivo de alunos por turma, fica evidente que a atividade dos Monitores é crucial para o atendimento e acompanhamento e aprendizado dos alunos durante as aulas práticas. Objetivo geral: oferecer suporte às disciplinas da área de Biologia Celular e Histologia. Objetivos Específicos: 1. Participação ativa nas aulas Teórico-práticas das Disciplinas de Biologia Celular, Biologia Celular e Metabólica, Citologia e Histologia Geral. Acompanhamento ativo e auxílio da monitora aos alunos nas aulas práticas das disciplinas mencionadas, na observação de Lâminas histológicas e Micrografias eletrônicas, auxiliando de maneira fundamental o aprendizado de aproximadamente 250 alunos que cursam essas disciplinas. 2. Produção de Material Didático e Atualização no site do Departamento de Morfologia na Disciplina de Citologia e Histologia Geral por meio da obtenção de imagens relativas às 55 lâminas estudadas pelos alunos nas aulas práticas. As imagens serão capturadas em Fotomicroscópio BX-51 com sistema fotográfico digital Q-color 3 da Olympus. Para cada lâmina serão capturadas imagens nos aumentos de 40X, 100X e 400X, utilizando-se as lentes objetivas de 4X, 10X e 40X, respectivamente. Nas atividades de atualização do site da disciplina de Biologia Geral, foi realizado a aquisição 50% das 55 das imagens de lâminas estudadas nessas disciplinas. Durante o 2º semestre de 2011, haverá continuidade da atividade de Monitoria Acadêmica e da aquisição de imagens das lâminas histológicas para a atualização do site do Departamento.
Palavras-Chave:
Monitoria Acadêmica, Material didático, Aula prática.
Instituições:
Programa Pró-Noturno, PROGRAD, UFMG, Departamento de Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, UFMG. , Laboratório de Biologia das interações celulares II, Laboratório de Biologia Estrutural da Reprodução e Laboratório de Biologia Celular.