Tipo: Nome: Curso:
Professor NISIO ANTONIO TEIXEIRA FERREIRA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
224375 PMG 3196194150
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
NISIO ANTONIO TEIXEIRA FERREIRA Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
224375 nisiotei@gmail.com 3196194150
Co-Autores
MATHEUS GUEDES ARVELOS CASTELAR COM. SOCIAL-JORN E RP/NOTURNO Aluno PMG
POLLYANA TEIXEIRA DA SILVA COM. SOCIAL-JORN E RP/NOTURNO Aluno PMG
LOUISE FERREIRA VIEIRA COMUNICACAO SOCIAL Aluno PMG
LAIS GRACIANO MARQUES COM. SOCIAL-JORN E RP/NOTURNO Aluno PMG
MARINA WERNECK RAGOZO SISTEMAS DE INFORMACAO Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-064 Labmídia
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O Labmídia, espaço de ensino e aprendizado laboratorial em mídias sonoras e audiovisuais atende a demandas das disciplinas a ele vinculadas, bem como desenvolve e se interrelaciona com outros projetos ligados às temáticas do laboratório.
Assim, além de capturas e edições em vídeo e áudio das disciplinas vinculadas, como Oficina Som e Sentido e Narrativas Audiovisuais, o laboratório promove o intercâmbio de experiências e ações nas esferas de ensino, pesquisa e extensão através dos projetos a ele vinculados, dentre os quais, destacamos neste ano até aqui o i) E.AR ? Espaço de Aprendizado em rede para mídias digitais: Desenvolvimento, aplicação e avaliação didática de plataforma  de ensino à distância, no Laboratório de Midia Eletrônica ? Labmídia/UFMG; ii) Conte uma canção: Criação e desenvolvimento de um programa de rádio semanal como ferramenta didática para disciplinas relacionadas ao som e ao rádio no âmbito da graduação no Departamento de Comunicação Social/DCS (ambos vinculados ao PEG); iii) O aqui e o outrora - indústria cultural e cotidiano na música popular e  no jornalismo cultural brasileiros nos anos 1930 e 1940; iv) Propaganda educativa radiofônica (ambos vinculados à Extensão) e v) Novos formatos para redes móveis e mídias digitais ? investigação sobre interatividade, mobilidade e convergência tecnológica na TV digital e telefonia celular (CNPq e Fapemig).
Também atua na promoção de eventos com ênfase no público externo, como o Dissenso (debate realizado pelo laboratório em conjunto com a Residência de Pesquisa Interdisciplinar Avançada  - Repia - no Conservatório de Música da UFMG) e Seminários Labmídia (com Paulo Morelli, da O2 filmes). Ainda oferece workshops, como Audacity e Processing, para capacitação interna. Dentre as produções, além de cerca de 30 edições feitas só no primeiro semestre, produziu sua primeira revista, Umcômodo, e dentre os eventos, obteve as duas vagas de MG para II Programa Ginga Brasil de inclusão social.
Palavras-Chave:
Laboratório, audiovisual