Tipo: Nome: Curso:
Professor EDUARDO MAGNO LAGES FIGUEIREDO Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
22197X PEG 34095878
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
EDUARDO MAGNO LAGES FIGUEIREDO Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
22197X figueiredo@dcc.ufmg.br 34095878
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MICHAEL DAVID DE SOUZA DUTRA ENGENHARIA DE PRODUCAO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-84 SimuLES: Um Jogo de Apoio ao Ensino de Engenharia de Software
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
O uso de jogos para estimular a curiosidade e prover motivação para o aprendizado é um tema amplamente pesquisado e discutido. No entanto, na área de Engenharia de Software essa estratégia ainda é pouco explorada. Um curso típico de Engenharia de Software consiste de aulas em que conceitos teóricos são passados aos alunos e exercitados por atividades em pequenos exemplos práticos. Apesar de o professor poder explicar assuntos relacionados à gerência de projeto (tal como características humanas), certos problemas de grandes projetos, como gerência de pessoal, não são satisfatoriamente cobertos em atividades práticas da disciplina.

Este projeto apresenta um jogo, chamado SimulES, para apoiar o ensino de Engenharia de Software. O jogo SimulES é principalmente intencionado a estudantes com nível básico de conhecimento em Engenharia de Software, mas conceitos avançados também podem ser apresentados no decorrer do jogo. A idéia é utilizar tal jogo como ferramenta complementar de apoio ao ensino durante um curso tipicamente semestral.

Neste contexto, as principais contribuições esperadas deste projeto são: (i) estimular alunos a buscarem conhecimento avançado sobre desenvolvimento de software de forma divertida e envolvente; (ii) tornar aulas de Engenharia de Software mais dinâmicas e interessantes aos alunos, permitindo que os mesmos experimentem, na prática, conceitos que são difíceis de serem assimilados apenas em aulas teóricas; e (iii) investigar e disseminar uma nova metodologia de ensino de Engenharia de Software para universidades brasileiras, estreitando laços de colaboração acadêmica.
Palavras-Chave:
Jogo educacional, engenharia de software, aprendizado colaborativo.
Instituições:
PROGRAD/UFMG