Tipo: Nome: Curso:
Professor CINTIA DE AZEVEDO LOURENCO Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
193801 PRONOTURNO cal@eci.ufmg.br 34096131
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CINTIA DE AZEVEDO LOURENCO Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
193801 cal@eci.ufmg.br 34096131
Co-Autores
MARIA DA CONCEICAO CARVALHO Escola de Ciência Informação Professor PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARILIA DE ABREU MARTINS DE PAIVA Escola de Ciência Informação Professor PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARLENE OLIVEIRA TEIXEIRA DE MELO Escola de Ciência Informação Professor PRONOTURNO
JULIA GONCALVES DA SILVEIRA Escola de Ciência Informação Professor PRONOTURNO
BEATRIZ VALADARES CENDON Escola de Ciência Informação Professor PRONOTURNO
CRISTINA DOTTA ORTEGA Escola de Ciência Informação Professor PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GERCINA ANGELA BOREM DE OLIVEIRA LIMA Escola de Ciência Informação Professor PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ADRIANA BOGLIOLO SIRIHAL DUARTE Escola de Ciência Informação Professor PRONOTURNO
ROMARIO MARTINS RIBEIRO BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
RAQUEL CARVALHO DE FARIA BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
MARIA LEONOR AMORIM ANTUNES BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
EMANUELLE GEORGIA AMARAL FERREIRA BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
ELISETE SOUSA SANTOS BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
ANDRE FAGUNDES FARIA BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
ANA CAROLINA TECILA PIMENTA BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
CAMILA MARIANA APARECIDA DA SILVA BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
SIMONE APARECIDA DA SILVA BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
FABIANE NEVES FONSECA ANDRADE BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
Dados do Trabalho
Título:
PN-04 PRONOTURNO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O PRONOTURNO do curso de Biblioteconomia promove a inserção dos alunos do noturno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Escola de Ciência da Informação pelos docentes.
Assim, os bolsistas atuam no desenvolvimento de várias atividades acedêmicas sob a orientação de diversos professores.
O objetivo principal  é possibilitar aos alunos dos cursos noturnos que tenham rendimento acadêmico destacado e interesse sua integração na vida acadêmica da Universidade através de sua unidade.
Dessa forma eles atuam em atividades de monitoria, onde dão suporte a disciplinas do curso; atividades de extensão, onde o Programa Carro-Biblioteca é o maior foco de atuação desses bolsistas; e atividades de iniciação científica, onde atuam em pesquisas na área de organização e tratamento da informação, bibliotecas digitais, estudos de usuários, inclusão digital, fundamentos da Ciência da Informação e formação e desenvolvimento do leitor.
A Escola de Ciência da Informação, através do PRONOTURNO, espera atingir as seguintes metas:
- Integrar os alunos do curso noturno às atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da ECI.
- Planejar e implantar novas atividades de Extensão no âmbito da ECI com a participação de alunos do curso noturno.
- Proporcionar aos alunos do curso noturno que desejam uma participação mais efetiva e uma maior dedicação aos estudos as mesmas oportunidades dos alunos do curso diurno.
A avaliação das atividades é realizada individualmente por cada bolsista e seu respectivo orientador, e pelo tutor do programa. São elas:
- Pesquisa sobre arquivos públicos municipais (pesquisa de dedicação exclusiva) e monitoria na disciplina de normas de elaboração de trabalhos científicos de diversos cursos.
- Monitoria na disciplina disseminação seletiva da informação do curso de Biblioteconomia.
- Pesquisa sobre as estratégias empregadas para ordenação de documentos em bibliotecas e instituições congêneres.
Entre outras.
Palavras-Chave:
Recuperação da informação, bibliotecas digitais, monotoria de graduação, biblioteconomia
Instituições:
UFMG - PROGRAD