Tipo: Nome: Curso:
Professor VIVIANE SANTUARI PARIZOTTO MARINO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
063037 PEG 96335505
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
VIVIANE SANTUARI PARIZOTTO MARINO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
063037 parisottoviviane@yahoo.com.br 96335505
Co-Autores
SANDRA MONETTI DUMONT SANCHES Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
JOSIANE SANTOS CARDOSO C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Aluno PEG
THIAGO DOS SANTOS PIMENTA C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-60 Produção de Material Didático para a disciplina Legislação CNEN/ANVISA do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia a partir de material produzido pela AIEA (de domínio público) introduzindo o ensino baseado em situações problema no ensino de normas, regulamentações e suas aplicações.
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução
A disciplina Legislação CNEN/ANVISA do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia REUNI/UFMG (CSTR) representa um desafio para seus docentes . O desafio se dá em função do modelo Ensino-Aprendizagem a ser adotado a fim de garantir que o egresso esteja apto a exercer suas atividades em consonância às demandas do mercado atual, primordialmente na área de Radioproteção.
Este projeto, inovador, propõe a adequação de material sitematizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), de domínio público, com o intuito de buscar recursos que facilitem o estudo de leis, normas e regulamentações como reforço de conceitos, aulas e discussões.
Objetivos
Levantar e sistematizar o material disponibilizado pela AIEA,  disponível na língua inglesa, Traduzir este material , aumentando o conteúdo disponível em Língua Portuguesa; adequá-lo à plataforma moodle; criar fórum para discussão de situações-problema, reproduzindo a futura atividade do egresso no Mercado de Trabalho.
Materiais e Métodos
Levantamento do material proposto pela AIEA para treinamento de profissionais ocupacionalmente expostos à radiação. Exigirá a tradução da língua inglesa para à portuguesa, observando-se a terminologia adotada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do Brasil, execução de material das artes visuais e adequação à plataforma ?moodle?. A metodologia empregada será a de discussão de ?situações-problema?.
Nossa Experiência
Este projeto proporciona um maior envolvimento dos alunos bolsistas no processo ensino-aprendizagem, além do conhecimento das competências esperadas do futuro profissional da área de tecnologia. A necessidade de tradução do material além de motivador, revela a importância do conhecimento de uma segunda língua.
Considerações Finais
Faz-se necessário discutir de forma sistematizada as várias dimensões da Legislação para construção da prática.
A elaboração de material em língua portuguesa tornará disponível para discussão questões relevantes
Palavras-Chave:
Curso Superior de Tecnologia em Radiologia; CNEN, Legislação, Radioproteção