Tipo: Nome: Curso:
Professor MARTA ELOISA MELGACO NEVES Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
092363 PEG 34095232
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARTA ELOISA MELGACO NEVES Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
092363 marta@eci.ufmg.br 34095232
Co-Autores
LETICIA JULIAO Escola de Ciência Informação Professor PEG
ALICIA MARIA FEITOZA PEREIRA MUSEOLOGIA Aluno PEG
SAYURI GOES BORGES MUSEOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-18 Acervos em movimento: vídeos para a formação de bibliotecários, arquivistas e museólogos.
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Objetivo geral:
? Produzir material didático destinado aos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia utilizando da linguagem de vídeos, para uso de disciplinas dos períodos iniciais, apresentando questões centrais e específicas de cada campo de conhecimento com vistas à formação crítica e criativa de discentes da ECI.
Objetivos Específicos:
? Estimular o debate a respeito da realidade de bibliotecas, arquivos e museus brasileiros; atentando para suas fronteiras e intercessões;
? Produzir três vídeos, sendo o primeiro dedicado a descrever o processo histórico de consolidação de cada uma destas disciplinas. O segundo  abordará os processos técnicos que os documentos percorrem em cada uma destas instituições. E o último a importância das ações de preservação e conservação nestas áreas.
? Promover a interlocução de discentes em projetos de pesquisa e ensino como parte de sua formação acadêmica.

Metodologia
Para o cumprimento do projeto serão desenvolvidas as seguintes etapas e atividades: (1) pesquisa dos eixos temáticos, com levantamento bibliográfico, iconográfico e fílmico; (2) identificação e contato com Bibliotecas, Arquivos e Museus; (3) identificação e contato com profissionais da área; (4) coleta de depoimentos orais; (5) elaboração de roteiros; (6) produção executiva das filmagens (identificação de locações, agenda, operacionalização de transporte e segurança de equipamentos); (7) acompanhamento da edição dos vídeos.

Resultados Obtidos

Até a data de 31 de agosto de 2011 já havia sido constituída uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento do projeto, ressaltando que esta recebe orientações dos profissionais do GIZ. Realizadas pesquisas para desenvolver os  seguintes itens temáticos: Biblioteca, Arquivo e Museu: fronte: fronteiras e intercessão; Bibliotecas no Brasil: do real ao virtual; A produção do Arquivo no tempo; Museus no Brasil: do enciclopédico ao virtual. Também já se encontra elaborado uma primeira versão de roteiro para a realização do primeiro vídeo. E por último deve ser registrado que este Programa Especial de Graduação é vinculado ao Projeto GIZ que recebe o mesmo nome.

Palavras-Chave:
Biblioteconomia; Arquivologia; Museologia.