Tipo: Nome: Curso:
Professor MARCIA LUIZA FRANCA DA SILVA BATISTA Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
213268 PEG 3130236674
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCIA LUIZA FRANCA DA SILVA BATISTA Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
213268 marcia_fbatista@hotmail.com 3130236674
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JANAINA ARAUJO SILVA DESIGN DE MODA/NOTURNO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LETICIA GONCALVES SOUZA DESIGN/NOTURNO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-04 Elaboração de Material Didático de Desenho Técnico para o Curso de Moda
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O Desenho Técnico do Vestuário é essencial para que o aluno consiga representar a forma do vestuário que propõe. Na modelagem plana, as normas, convenções e ferramentas de um software aplicativo são importantes para dinamizar a produção do vestuário em suas modalidades. O material didático elaborado dentro de uma nova metodologia interdisciplinar com a Ergonomia, ao trabalhar com várias tabelas permite que o desenho técnico saia da visão apenas matemática e passe a ser trabalhado na dimensão plana e prática do vestuário, possibilitando a dimensão espacial necessária que alia a planificação ao corpo humano.
Este projeto tem como objetivo produzir material didático do desenho do vestuário como uma ferramenta essencial para esse processo, porque dada sua variedade de informações, se torna elemento de constante acesso, procura e anotações. De acordo com conteúdos previamente selecionados em outro projeto, a metodologia se compõe da aplicação desses conteúdos em formas diversas de apresentação. Da parte do bolsista do Design de Moda, o trabalho é articular os conteúdos de acordo com a forma do material. Da parte do Design Gráfico, as atividades concentram a formatação dos meios e a inserção dos conteúdos, de modo que a mídia se torne útil, prática e agradável de ser acessada. Assim, o material didático consta de:
KITS BÁSICOS para a modelagem de peças na elaboração do vestuário, em suas graduações.
QUICK REFERENCE, manual de bolso, compacto, fácil acesso, fonte de informações rápidas.
APOSTILAS ou MANUAIS ou MATERIAL DE REFERÊNCIA ou MANUAL DIGITAL, agregam os conteúdos, tabelas e referências de normas técnicas. Ainda, demonstram uma visão generalizada de softwares aplicativos específicos, contribuindo para a operação, o desenvolvimento do raciocínio espacial. São informações que podem alimentar o sítio do curso de Design de Moda.
Estes materiais estão em fase de planejamento visual gráfico e definição de material específico para confecção.
Palavras-Chave:
desenho técnico - vestuário - design de moda - material didático - modelagem plana
Instituições:
PROGRAD