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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ANA CRISTINA CORTES GAMA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
164488 |
PEG |
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921284876 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ANA CRISTINA CORTES GAMA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
164488 |
anaccgama@gmail.com |
91284876 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEONARDO ASSIS DE CASTRO |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA LUIZA VILAR RODRIGUES |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RENATO OLIVEIRA ALVES |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LETICIA CALDAS TEIXEIRA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IARA BARRETO BASSI |
SAÚDE PÚBLICA/D |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2010-36 Material didático-pedagógico para treinamento perceptivo-auditivo na avaliação de vozes disfônicas |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
RESUMO: Objetivo: produzir uma ferramenta de ensino/aprendizagem em formato de tutorial em análise perceptivo-auditiva da voz. Métodos: Foi realizada revisão da literatura utilizando-se os descritores ?voz? e ?percepção?. A mesma foi organizada em temas, a saber: definição, vantagens e desvantagens; protocolos perceptivos-auditivos utilizados; representação das escalas GRBASI e CAPE-V em vídeo; descrição das principais tarefas de avaliação auditiva. Após a fundamentação teórica, amostras vocais em vogal sustentada e fala encadeada foram selecionadas como modelos para cada parâmetro da GRBASI, nos graus neutro, leve, moderado e intenso. O tutorial foi estruturado em CD-ROM para armazenar os conteúdos, arquivos de áudio e os vídeos com a descrição de como responder à GRBASI e CAPE-V. Este trabalho foi aprovado pelo COEP da UFMG sob número 276/10. Resultados: Os dados obtidos permitiram a criação do tutorial com revisão sistemática de artigos sobre análise perceptivo-auditiva e exemplos de vozes dos parâmetros da GRBASI. Foram encontrados na revisão 526 artigos, sendo selecionados 20 estudos. Discussão: A análise perceptivo-auditiva, embora considerada padrão ouro, é muito questionada, devido à sua confiabilidade. Por ser uma avaliação subjetiva, a concordância do avaliador pode ser afetada por vários fatores. A literatura evidencia que, embora a avaliação perceptivo-auditiva seja largamente usada, apresenta variabilidade, pois os avaliadores têm dificuldade em manter julgamentos consistentes. Estudos evidenciaram que após treinamento houve aumento na confiabilidade intra e interavaliadores. Conclusões: Apesar das discussões sobre as limitações da análise perceptivo-auditiva, ainda é o melhor instrumento para avaliação de vozes disfônicas, já que a voz humana é eminentemente perceptivo-auditiva. O tutorial auxiliará no processo de aprendizado, configurando instrumento para orientação de alunos, profissionais e professores da área de voz clínica. |
Palavras-Chave: |
Disfonia; Voz; Fonoaudiologia. |
Instituições: |
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