Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ANA CRISTINA CORTES GAMA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164488 PEG 921284876
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANA CRISTINA CORTES GAMA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164488 anaccgama@gmail.com 91284876
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LEONARDO ASSIS DE CASTRO FONOAUDIOLOGIA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA LUIZA VILAR RODRIGUES FONOAUDIOLOGIA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RENATO OLIVEIRA ALVES FONOAUDIOLOGIA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LETICIA CALDAS TEIXEIRA Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
IARA BARRETO BASSI SAÚDE PÚBLICA/D Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2010-36 Material didático-pedagógico para treinamento perceptivo-auditivo na avaliação de vozes disfônicas
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
RESUMO: Objetivo: produzir uma ferramenta de ensino/aprendizagem em formato de tutorial em análise perceptivo-auditiva da voz. Métodos: Foi realizada revisão da literatura utilizando-se os descritores ?voz? e ?percepção?. A mesma foi organizada em temas, a saber: definição, vantagens e desvantagens; protocolos perceptivos-auditivos utilizados; representação das escalas GRBASI e CAPE-V em vídeo; descrição das principais tarefas de avaliação auditiva. Após a fundamentação teórica, amostras vocais em vogal sustentada e fala encadeada foram selecionadas como modelos para cada parâmetro da GRBASI, nos graus neutro, leve, moderado e intenso. O tutorial foi estruturado em CD-ROM para armazenar os conteúdos, arquivos de áudio e os vídeos com a descrição de como responder à GRBASI e CAPE-V. Este trabalho foi aprovado pelo COEP da UFMG sob número 276/10. Resultados: Os dados obtidos permitiram a criação do tutorial com revisão sistemática de artigos sobre análise perceptivo-auditiva e exemplos de vozes dos parâmetros da GRBASI. Foram encontrados na revisão 526 artigos, sendo selecionados 20 estudos. Discussão: A análise perceptivo-auditiva, embora considerada padrão ouro, é muito questionada, devido à sua confiabilidade. Por ser uma avaliação subjetiva, a concordância do avaliador pode ser afetada por vários fatores. A literatura evidencia que, embora a avaliação perceptivo-auditiva seja largamente usada, apresenta variabilidade, pois os avaliadores têm dificuldade em manter julgamentos consistentes. Estudos evidenciaram que após treinamento houve aumento na confiabilidade intra e interavaliadores. Conclusões: Apesar das discussões sobre as limitações da análise perceptivo-auditiva, ainda é o melhor instrumento para avaliação de vozes disfônicas, já que a voz humana é eminentemente perceptivo-auditiva. O tutorial auxiliará no processo de aprendizado, configurando instrumento para orientação de alunos, profissionais e professores da área de voz clínica.
Palavras-Chave:
Disfonia; Voz; Fonoaudiologia.
Instituições: