Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor LOURDES SILVA DE FIGUEIREDO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
213349 PEG 3821017766
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LOURDES SILVA DE FIGUEIREDO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
213349 lourdes.figueiredo@oi.com.br 3821017766
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ERNANE RONIE MARTINS Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LEANDRO ROBERTO DA CRUZ AGRONOMIA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA HELENA ALVES PEREIRA AGRONOMIA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FRANCINE FERREIRA MARTINS CIENCIAS DE ALIMENTOS/NOTURNO Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ARETUSA DANIELA RESENDE MENDES RESIDÊNCIA PÓS-DOUTORAL Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
WELHA CARLOS DA MOTA CIÊNCIAS AGRÁRIAS/M Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAFAEL RACHID CAMPOS ZOOTECNIA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-75 Fisiologia Vegetal: melhorando a qualidade de aulas práticas e teóricas
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
As aulas práticas de fisiologia vegetal permitem ao aluno reproduzir e visualizar temas expostos na aula teórica, possibilitando melhor assimilação do conteúdo teórico da disciplina. No Instituto de Ciências Agrárias as aulas práticas são realizadas semanalmente no período de duas horas por semana. Os discentes são dispostos em bancadas com até  quatro pessoas e, no período da aula, assistem uma introdução teórica sobre a prática, executam os procedimentos, respondem às perguntas da apostila e emitem um relatório por bancada para o professor. Invariavelmente, a execução de certas práticas demanda um tempo maior ou não ocorre de maneira satisfatória, seja por erros ou condições desfavoráveis na realização das mesmas. No entanto, há a necessidade de produzir material visual que permita consulta e acompanhamento das práticas após as aulas. Assim, o objetivo deste projeto é a geração de material audiovisual e criação de biblioteca virtual para a exposição destes materiais aos estudantes fora da sala de aula. Assim,  avaliou-se
individualmente cada prática realizada na disciplina durante o primeiro semestre de 2011, por meio do acompanhamento das aulas. Foram levantadas as dificuldades encontradas, a viabilidade didática e o modo como esta prática pode ser exposta de maneira diferenciada ao discente seja por foto ou vídeo. Houve a exclusão de algumas práticas  e pesquisa para a inserção de novas práticas para o primeiro semestre de 2012. A criação de uma biblioteca virtual com os vídeos e fotos reallizados juntamente com materiais coletados na internet, que estarão disponíveis aos estudantes, estão em andamento neste segundo semestre. O material elaborado facilitará a exposição das práticas pelo professor e a assimilação do assunto pelos discentes. Este suporte didático possibilitará melhor aproveitamento das aulas práticas, elevando o rendimento dos alunos e paralelamente ampliando o acervo disponível sobre a disciplina de Fisiologia Vegetal.
Palavras-Chave:
ensino, educação
Instituições: