Tipo: Nome: Curso:
Professor RONALDO ALVES PINTO NAGEM Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
194212 PMG (31)34092626
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
RONALDO ALVES PINTO NAGEM Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
194212 nagem@icb.ufmg.br (31)34092626
Co-Autores
ALEXANDRE NASCIMENTO DE CARVALHO MEDICINA Aluno PMG
DIOMILDO FERREIRA ANDRADE JUNIOR MEDICINA Aluno PMG
VINICIUS CLAUDIO DE LIMA MOREIRA BIOMEDICINA-NOTURNO Aluno PMG
FABIANA SIMAO MACHADO Instituto Ciências Biológicas Professor PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-087 Monitoria em Bioquímica do Departamento de Bioquímica e Imunologia
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
As monitorias de Bioquímica têm sido de grande valia não só para o aluno, que vai até ela com o intuito de sanar as dúvidas, mas também para os monitores que aprendem com as diversas visões apresentas pelos alunos. Essa troca de aprendizado ocorre frequentemente, pois o monitor precisa compreender o motivo que levou o aluno a interpretar o assunto do modo que não condiz com o conteúdo apresentado. Conseqüentemente, o monitor é estimulado a raciocinar de modo rápido e prático para que o aluno aprenda e possa seguir uma linha de raciocínio e compreender os outros conteúdos dentro da disciplina. Além desse desafio, há outros como, por exemplo, o de fazer com que o aluno consiga sanar a sua dúvida sem a ajuda do monitor, pois a intenção da monitoria não é apenas ensinar, mas também fazer com que o aluno seja um ser pensante e pronto para superar qualquer obstáculo que ele possa enfrentar no futuro. Essa conquista pode ser percebida nos exercícios apresentados por eles. Os alunos possuem dúvidas em várias questões, mas quando o estímulo certo ocorre e ele consegue pensar na resolução de uma questão do exercício, as outras atividades são solucionadas sem a ajuda do monitor. Toda essa forma de aprendizado ocorre com três monitores bolsistas que estão prontos para atender os alunos nos horários de monitoria e por e-mail caso haja necessidade. Livros, exercícios, experiências próprias dos monitores são ferramentas empregadas no dia-a-dia deles, e é toda essa conjuntura que torna a monitoria tão proveitosa e interessante para os alunos e monitores. Com o intuito de avaliar o aproveitamento do aluno na disciplina de bioquímica, elaboramos um questionário que abrange desde o interesse pelos assuntos até a análise das principais dificuldades encontradas no decorrer do curso, e como a monitoria foi útil nessas situações. Os dados coletados serão publicados na XV Semana da Graduação.
Palavras-Chave:
monitoria, graduação, bioquímica