|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
RONALDO ALVES PINTO NAGEM |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
194212 |
PMG |
|
(31)34092626 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
RONALDO ALVES PINTO NAGEM |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
194212 |
nagem@icb.ufmg.br |
(31)34092626 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALEXANDRE NASCIMENTO DE CARVALHO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DIOMILDO FERREIRA ANDRADE JUNIOR |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VINICIUS CLAUDIO DE LIMA MOREIRA |
BIOMEDICINA-NOTURNO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FABIANA SIMAO MACHADO |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-087 Monitoria em Bioquímica do Departamento de Bioquímica e Imunologia |
Área: |
Ciências Biológicas |
Resumo: |
As monitorias de Bioquímica têm sido de grande valia não só para o aluno, que vai até ela com o intuito de sanar as dúvidas, mas também para os monitores que aprendem com as diversas visões apresentas pelos alunos. Essa troca de aprendizado ocorre frequentemente, pois o monitor precisa compreender o motivo que levou o aluno a interpretar o assunto do modo que não condiz com o conteúdo apresentado. Conseqüentemente, o monitor é estimulado a raciocinar de modo rápido e prático para que o aluno aprenda e possa seguir uma linha de raciocínio e compreender os outros conteúdos dentro da disciplina. Além desse desafio, há outros como, por exemplo, o de fazer com que o aluno consiga sanar a sua dúvida sem a ajuda do monitor, pois a intenção da monitoria não é apenas ensinar, mas também fazer com que o aluno seja um ser pensante e pronto para superar qualquer obstáculo que ele possa enfrentar no futuro. Essa conquista pode ser percebida nos exercícios apresentados por eles. Os alunos possuem dúvidas em várias questões, mas quando o estímulo certo ocorre e ele consegue pensar na resolução de uma questão do exercício, as outras atividades são solucionadas sem a ajuda do monitor. Toda essa forma de aprendizado ocorre com três monitores bolsistas que estão prontos para atender os alunos nos horários de monitoria e por e-mail caso haja necessidade. Livros, exercícios, experiências próprias dos monitores são ferramentas empregadas no dia-a-dia deles, e é toda essa conjuntura que torna a monitoria tão proveitosa e interessante para os alunos e monitores. Com o intuito de avaliar o aproveitamento do aluno na disciplina de bioquímica, elaboramos um questionário que abrange desde o interesse pelos assuntos até a análise das principais dificuldades encontradas no decorrer do curso, e como a monitoria foi útil nessas situações. Os dados coletados serão publicados na XV Semana da Graduação. |
Palavras-Chave: |
monitoria, graduação, bioquímica |
Instituições: |
Pró-Reitoria de Graduação da UFMG |
|