Tipo: Nome: Curso:
Aluno DANIELLE MARQUES BICALHO MEDICINA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2007032338 SEM BOLSA 33825001
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
TERESA CRISTINA DE ABREU FERRARI Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
223565 tferrari@medicina.ufmg.br 99846725
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VANESSA BELO DE ASSIS BRANDÃO CIÊNCIAS APLICADAS À SAÚDE DO ADULTO/M Aluno SEM BOLSA
LUCIANA COSTA FARIA Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
AGNALDO SOARES LIMA Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-19  Estudo dos fatores de risco no pré, per e pós-transplante hepático para doença renal crônica
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Transplante hepático (TxH) tem sido a mais importante forma de tratamento da doença hepática terminal; e, seus resultados vêm se tornando cada vez melhores. Apesar dos avanços técnicos e médicos, 10-20% dos pacientes pós-TxH desenvolvem disfunção renal permanente ou falência renal. Algum grau de disfunção renal é comum em pacientes com doença hepática grave. Embora a prevalência de disfunção renal pós-TxH já tenha sido investigada em diversos estudos, dados sobre função renal e história natural da disfunção renal nos receptores de TxH são escassos. Diante disso, faz-se necessário estudar os fatores que guardam relação com o prognóstico da função renal no pós-TxH tardio. Objetivos: investigar fatores de risco pré, per e pós-TxH para doença renal crônica nos pacientes submetidos a TxH no Grupo de Transplante de Órgãos do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. As principais variáveis preditoras investigadas são: etiologia da hepatopatia; função renal, proteinúria, MELD e comorbidades pré-operatórias; tempo de isquemia fria, necessidade de hemotransfusão durante o ato cirúrgico e quantidade de hemoderivados transfundidos; tempo de permanência em CTI, tempo de ventilação mecânica, uso de drogas nefrotóxicas, ocorrência de infecções e/ou episódios de rejeição no pós-TxH. As variáveis desfecho são:  sobrevida geral e sobrevida sem disfunção renal pós-TxH.. Métodos: coorte de cerca de 150 pacientes adultos com cirrose hepática submetidos a TxH entre janeiro/2006 e dezembro/2009 e acompanhados por período de dois anos. Os dados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais foram coletados dos prontuários, organizados em banco de dados e no momento estão sendo analisados empregando-se o software SPSS v.16. Resultados: Estudo em andamento. A análise inicial evidenciou sobrevida significativamente menor nos pacientes com disfunção renal grave no pré-TxH.
Palavras-Chave:
transplante hepático, insuficiência renal crônica, hepatopatias.
Instituições: