Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI Faculdade de Direito
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
207969 PEG 99817373
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI Faculdade de Direito
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
207969 adrisena@uol.com.br 99817373
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA CLARA GONCALVES DISCACCIATI DIREITO/DIURNO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDRE FRANCA BRAGA CIENCIA DA COMPUTACAO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-31 Acesso à Justiça e Resolução de Conflitos no Ensino Jurídico
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O projeto visa desenvolver o material didático que será utilizado pela disciplina Tópicos em Direito Processual Civil C (Acesso à Justiça e formas de resolução de conflitos). A disciplina aborda os meios utilizados atualmente para a solução de litígios e que buscam a aproximação da Justiça com o cidadão, assim como a análise do papel dos operadores do Direito e uma reflexão crítica acerca do ensino jurídico e a sua repercussão na sociedade. São discorridos os seguintes temas:
1. Acesso à Justiça
2. Conciliação
3. Sentença
4. Arbitragem nacional
5. Arbitragem internacional
6. Mediação
7. Justiça Restaurativa
8. Outros atores e a resolução de conflitos (papel do Ministério Público, dos Ministérios do Poder Executivo, entre outros.)
9. Litigância e acesso
10. O novo papel do operador do direito
Após pesquisa e seleção bibliográfica sobre o assunto, é elaborado um capítulo para auxiliar no estudo, além de ser apresentada uma bibliografia básica, uma extensiva (geralmente artigos) e uma lista de filmes que facilitem a compreensão dos temas abordados. O material e outras mídias, cujo conteúdo se relacione com os temas, tais como documentários, textos de direito comparado, entrevistas com juristas, entre outros, serão colocados no Moodle, a fim de que os alunos tenham contato com a disciplina também fora da sala de aula. Estão sendo desenvolvidas atividades que desenvolvam o senso crítico do estudante diante das alterações necessárias no sistema judicial brasileiro. Além de possibilitar ao aluno uma compreensão contextualizada do conteúdo das aulas, a plataforma é uma poderosa ferramenta para construir e disseminar o conhecimento de forma inclusiva, ao auxiliar no esclarecimento de dúvidas individuais e coletivas, promover debates nos fóruns de discussão, agilizar o contato entre alunos e monitores, e com isso naturalmente fomentar a criação de um banco de dúvidas e sugestões, que podem ser aproveitadas para realizar melhorias contínuas no material.
Palavras-Chave:
material didático, acesso à justiça, resolução de conflitos, ensino jurídico
Instituições: