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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI |
Faculdade de Direito |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
207969 |
PEG |
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99817373 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI |
Faculdade de Direito |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
207969 |
adrisena@uol.com.br |
99817373 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA CLARA GONCALVES DISCACCIATI |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDRE FRANCA BRAGA |
CIENCIA DA COMPUTACAO |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-31 Acesso à Justiça e Resolução de Conflitos no Ensino Jurídico |
Área: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Resumo: |
O projeto visa desenvolver o material didático que será utilizado pela disciplina Tópicos em Direito Processual Civil C (Acesso à Justiça e formas de resolução de conflitos). A disciplina aborda os meios utilizados atualmente para a solução de litígios e que buscam a aproximação da Justiça com o cidadão, assim como a análise do papel dos operadores do Direito e uma reflexão crítica acerca do ensino jurídico e a sua repercussão na sociedade. São discorridos os seguintes temas: 1. Acesso à Justiça 2. Conciliação 3. Sentença 4. Arbitragem nacional 5. Arbitragem internacional 6. Mediação 7. Justiça Restaurativa 8. Outros atores e a resolução de conflitos (papel do Ministério Público, dos Ministérios do Poder Executivo, entre outros.) 9. Litigância e acesso 10. O novo papel do operador do direito Após pesquisa e seleção bibliográfica sobre o assunto, é elaborado um capítulo para auxiliar no estudo, além de ser apresentada uma bibliografia básica, uma extensiva (geralmente artigos) e uma lista de filmes que facilitem a compreensão dos temas abordados. O material e outras mídias, cujo conteúdo se relacione com os temas, tais como documentários, textos de direito comparado, entrevistas com juristas, entre outros, serão colocados no Moodle, a fim de que os alunos tenham contato com a disciplina também fora da sala de aula. Estão sendo desenvolvidas atividades que desenvolvam o senso crítico do estudante diante das alterações necessárias no sistema judicial brasileiro. Além de possibilitar ao aluno uma compreensão contextualizada do conteúdo das aulas, a plataforma é uma poderosa ferramenta para construir e disseminar o conhecimento de forma inclusiva, ao auxiliar no esclarecimento de dúvidas individuais e coletivas, promover debates nos fóruns de discussão, agilizar o contato entre alunos e monitores, e com isso naturalmente fomentar a criação de um banco de dúvidas e sugestões, que podem ser aproveitadas para realizar melhorias contínuas no material. |
Palavras-Chave: |
material didático, acesso à justiça, resolução de conflitos, ensino jurídico |
Instituições: |
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