Tipo: Nome: Curso:
Aluno MARIA LUIZA SILVA TUPY BOTELHO QUIMICA/NOTURNO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2009046247 SEM BOLSA 88496397
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUCIANO DE ALMEIDA PEREIRA Centro Pedagógico - Coltec
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
219967 almeidap1@yahoo.com.br 34094971
Co-Autores
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-22 Propostas de Ensino com abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino profissionalizante de Química
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
Este trabalho é resultado do Programa de Imersão à Docência implementado pela pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Colégio Técnico (COLTEC) no setor de Química.
As atividades realizadas pela bolsista são de acompanhamento das aulas e apoio aos professores do currículo profissional do curso Técnico de Química na elaboração de propostas de ensino que utilizem a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para as disciplinas do curso profissionalizante de Química do COLTEC. Em especial à disciplina de Química Analítica ministrada aos alunos do 2° ano do curso técnico. Os módulos de ensino propostos são interdisciplinares e utilizam problemas reais do cotidiano ou casos simulados para uma abordagem baseada em CTS.
Quanto aos objetivos da educação CTS pode-se destacar: promover o interesse dos estudantes em relacionar a ciência com aspectos tecnológicos e sociais, discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da ciência-tecnologia, formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados capazes de tomar decisões informadas e desenvolver o pensamento crítico e a independência intelectual.
No decorrer do Programa de Imersão à Docência foram elaborados módulos de trabalho utilizando temas como a extração de minério de ferro, onde foram realizados métodos de análises para determinação de ferro; chuva ácida, onde foram apresentados conceitos teóricos e a execução de uma prática de produção de chuva ácida (este trabalho será apresentado no 1° Simpósio Mineiro de Educação em Química com o título: produzindo chuva ácida um experimento de baixo custo para aulas de química do ensino médio); lixo eletrônico, trabalho realizado nas aulas de Química Analítica e Química dos Materiais onde os alunos desmontaram um computador e separaram seus componentes, posteriormente, identificaram através de análises qualitativas os metais presentes nas placas eletrônicas.
Palavras-Chave:
Curso técnico de química, CTS e ensino contextualizado.
Instituições: