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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Aluno |
MARIA LUIZA SILVA TUPY BOTELHO |
QUIMICA/NOTURNO |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
2009046247 |
SEM BOLSA |
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88496397 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
LUCIANO DE ALMEIDA PEREIRA |
Centro Pedagógico - Coltec |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
219967 |
almeidap1@yahoo.com.br |
34094971 |
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Co-Autores |
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Dados do Trabalho |
Título: |
PROJETO ACADÊMICO-22 Propostas de Ensino com abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino profissionalizante de Química |
Área: |
Ciências Exatas e da Terra |
Resumo: |
Este trabalho é resultado do Programa de Imersão à Docência implementado pela pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Colégio Técnico (COLTEC) no setor de Química. As atividades realizadas pela bolsista são de acompanhamento das aulas e apoio aos professores do currículo profissional do curso Técnico de Química na elaboração de propostas de ensino que utilizem a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para as disciplinas do curso profissionalizante de Química do COLTEC. Em especial à disciplina de Química Analítica ministrada aos alunos do 2° ano do curso técnico. Os módulos de ensino propostos são interdisciplinares e utilizam problemas reais do cotidiano ou casos simulados para uma abordagem baseada em CTS. Quanto aos objetivos da educação CTS pode-se destacar: promover o interesse dos estudantes em relacionar a ciência com aspectos tecnológicos e sociais, discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da ciência-tecnologia, formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados capazes de tomar decisões informadas e desenvolver o pensamento crítico e a independência intelectual. No decorrer do Programa de Imersão à Docência foram elaborados módulos de trabalho utilizando temas como a extração de minério de ferro, onde foram realizados métodos de análises para determinação de ferro; chuva ácida, onde foram apresentados conceitos teóricos e a execução de uma prática de produção de chuva ácida (este trabalho será apresentado no 1° Simpósio Mineiro de Educação em Química com o título: produzindo chuva ácida um experimento de baixo custo para aulas de química do ensino médio); lixo eletrônico, trabalho realizado nas aulas de Química Analítica e Química dos Materiais onde os alunos desmontaram um computador e separaram seus componentes, posteriormente, identificaram através de análises qualitativas os metais presentes nas placas eletrônicas. |
Palavras-Chave: |
Curso técnico de química, CTS e ensino contextualizado. |
Instituições: |
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