Tipo: Nome: Curso:
Professor EDUARDO ROBSON DUARTE Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
189278 PEG 3821017707
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
EDUARDO ROBSON DUARTE Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
189278 duartevet@hotmail.com 3821017707
Co-Autores
ROBERTA TORRES CARELI Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALVARO LUIS DE CARVALHO VELOSO Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
LUIZ CARLOS FERREIRA Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DEMERSON LUIZ DE ALMEIDA BARBOSA Instituto de Ciências Agrárias Funcionário SEM BOLSA
KELLERSON LUIZ DA SILVA ZOOTECNIA Aluno PEG
PETTERSON SOUZA SIMA ZOOTECNIA Aluno PEG
LAISSE CAMPOS DE FREITAS ZOOTECNIA Aluno SEM BOLSA
VIVIANE MOTA BISPO RESIDÊNCIA PÓS-DOUTORAL Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-78 ? Programas de rádio e vídeos no aprendizado de Microbiologia e Parasitologia para Zootecnia e Ciências de Alimentos
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
Neste programa tem-se como propósito a confecção de vídeos, documentários e programas de áudio e rádio contendo material informativo nas áreas de Parasitologia e Microbiologia. Os bolsistas auxiliam na preparação e capacitação dos alunos dessas disciplinas na elaboração de vídeos e programas de áudio, favorecendo a interdisciplinaridade e concretização dos conteúdos. No primeiro semestre foram assistidos 42 graduandos do curso de Zootecnia e 21 do curso de Ciências de Alimentos para a produção de textos radiofônicos abordando um tema na Microbiologia de relevância para o curso, bem como a gravação da locução desses textos. Os alunos foram separados em grupos e foram realizadas reuniões quinzenais para orientar a edição e gravação das locuções. Foram realizadas 13 gravações no total, sendo, em seguida, feita a edição das mesmas para o programa Fala Bicho do Sertão no caso da Zootecnia e para o programa Hora da Saúde para a Ciências de Alimentos. Os alunos tiveram a oportunidade de rever e discutir os temas em sala, durante o seminário de apresentação, aprimorando os conhecimentos e expondo um novo formato de seminários. Durante o período de férias de Julho os bolsistas estiveram elaborando e preparando, cada um, 4 textos radiofônicos para dar suporte ao programa Fala Bicho do Sertão. No segundo semestre será realizado também, para a disciplina de Parasitologia, a orientação dos acadêmicos para a elaboração de novos programas de rádio e produção de vídeos. E a pedido do professor da disciplina de Bovinocultura de Corte do curso de Zootecnia, será também  implementando nesta disciplina o projeto para a elaboração dos textos radiofônicos e gravações dos programas de rádio. A contribuição mais relevante desse projeto está sendo fomentar a capacidade de comunicar e expressar dos acadêmicos sob as diferentes formas de mídias, contribuindo para a formação didática e de expressão dos discentes.
Palavras-Chave:
Programas de rádio, vídeos, parasitologia, microbiologia, Engenharia de Alimentos, produçao Animal
Instituições:
PROGRAD/UFMG- Rádio Educativa UFMG