Tipo: Nome: Curso:
Professor CARLOS ALBERTO AVILA ARAUJO Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
192589 PEG 34096132
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CARLOS ALBERTO AVILA ARAUJO Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
192589 casalavila@yahoo.com.br 34096132
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GLAUCIA APARECIDA VAZ BIBLIOTECONOMIA/NOTURNO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VERA LUCIA FURST GONCALVES ABREU Escola de Ciência Informação Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2010-12 Base de dados digital da produção científica brasileira em Arquivologia e suas relações com a Ciência da Informação
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O objetivo geral do trabalho é construir e organizar uma base de dados disponível em meio digital com artigos científicos brasileiros da área de Arquivologia, organizados conforme seis diferentes teorias/visões de informação presentes na Ciência da Informação. Os objetivos específicos são: rastrear a literatura de Arquivologia em periódicos científicos de diferentes áreas; mapear essa literatura em termos das temáticas trabalhadas, tendo como referência as seis subáreas da Ciência da Informação e também as temáticas específicas tratadas nos artigos, extrair e listar as referências bibliográficas dessa produção científica, organizando uma listagem dos principais autores e trabalhos citados na produção científica analisada e finalmente compor uma base de dados em meio digital, disponível para toda a comunidade científica e hospedada na página da ECI/UFMG, com acesso à listagem de artigos organizados por subáreas e temas, e ao resultado da análise das referências bibliográficas. Na primeira fase foram analisados apenas os dados quantitativos. Na segunda fase, atualmente em curso, está sendo realizada uma análise temática que se baseia nas seis temáticas básicas da Ciência da Informação. Foi necessário adaptar o quadro de teorias e temas para as especificidades do conhecimento em Arquivologia, de forma que foram criadas novas temáticas que conseguissem abarcar todos os temas tratados nos artigos selecionados.
Palavras-Chave:
Arquivologia, Ciência da Informação, mapeamento da produção científica, base de dados
Instituições: