|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MARCO ANTONIO GONCALVES RODRIGUES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
073830 |
PMG |
|
3199839158 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARCO ANTONIO GONCALVES RODRIGUES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
073830 |
magro.mg@terra.com.br |
3199839158 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MANOEL JACY VILELA LIMA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOAO BAPTISTA DE REZENDE NETO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUIZ RONALDO ALBERTI |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA PINTO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA ELISA TAVARES DINIZ |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DIOGO COUTO DE CARVALHO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JULIA MACHADO KHOURY |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUDDI LUIZ DE OLIVEIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PEDRO NERY BERSAN |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GUILHERME REDO MONTEIRO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RODRIGO GONCALVES CATA-PRETA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA LUIZA RODRIGUES PEIXOTO ARRUDA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MICHELE CAMPOS BARRETO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EDUARDO GIAROLA ALMEIDA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IGOR LEAO ARAUJO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATALIA DE PAULA LOPES E SILVA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TATIANE BARROSO MACIEL |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Thiago D´Angelis Ferreira |
Medicina |
Externo |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-073 Monitoria do Departamento de Cirurgia |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
INTRODUÇÃO: Os programas de monitoria do Departamento de Cirurgia permitem complementar a formação do estudante e estreitar suas relações com o corpo docente. Possibilitam intercâmbio de experiências, favorecendo o contínuo aprimoramento do ensino de Cirurgia por meio da introdução de novos questionamentos e idéias. OBJETIVOS: Descrever as atividades dos monitores e ressaltar a sua importância na formação do graduando em Medicina. METODOLOGIA E RESULTADOS: Os monitores de Técnica Cirúrgica participam das aulas práticas, auxiliando nos procedimentos cirúrgicos e nas aulas de revisão quando os estudantes treinam técnicas aprendidas nas aulas e solucionam dúvidas. Auxiliam na elaboração dos roteiros de aula, atuam no laboratório de simulação e participam das cirurgias experimentais em coelhos. Na disciplina de Cirurgia Ambulatorial, os monitores auxiliam no atendimento dos pacientes, na realização de curativos e procedimentos cirúrgicos de menor complexidade, favorecendo a aquisição de habilidade cirúrgica. Os monitores fotografam os casos interessantes para o banco de imagens da disciplina. O próprio monitor é beneficiado ao desenvolver suas aptidões à docência. Os monitores da Clínica Cirúrgica participam da elaboração e avaliação dos seminários em que os estudantes apresentam temas relacionados aos avanços e ética em Cirurgia. Contribuem na confecção dos roteiros empregados nos grupos de discussão e discutem as dúvidas dos estudantes mediante agendamento prévio. No Módulo-Traumatologia do Internato em Urgência, o monitor atua na interface estudante-professor-preceptor, contribuindo nos atendimentos aos politraumatizados e aos pacientes da Cirurgia Geral no Hospital João XXIII e no Hospital Risoleta Tolentino Neves. Participam ativamente de pequenos procedimentos na Sala de Sutura e acompanham as atividades no Bloco Cirúrgico. CONCLUSÕES: O PMG-Cirurgia constitui uma das maneiras mais eficazes de consolidar os conhecimentos cirúrgicos e uma importante ferramenta para despertar a vocação e desenvolver as habilidades de docência. |
Palavras-Chave: |
Monitoria;Docência;Cirurgia;Cirurgia Ambulatorial;Traumatologia;Técnica Cirúrgica; Clínica Cirúrgica. |
Instituições: |
|
|