Tipo: Nome: Curso:
Professor MARCO ANTONIO GONCALVES RODRIGUES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
073830 PMG 3199839158
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCO ANTONIO GONCALVES RODRIGUES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
073830 magro.mg@terra.com.br 3199839158
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os programas de monitoria do Departamento de Cirurgia permitem complementar a formação do estudante e estreitar suas relações com o corpo docente. Possibilitam intercâmbio de experiências, favorecendo o contínuo aprimoramento do ensino de Cirurgia por meio da introdução de novos questionamentos e idéias. OBJETIVOS: Descrever as atividades dos monitores e ressaltar a sua importância na formação do graduando em Medicina. METODOLOGIA E RESULTADOS: Os monitores de Técnica Cirúrgica participam das aulas práticas, auxiliando nos procedimentos cirúrgicos e nas aulas de revisão quando os estudantes treinam  técnicas aprendidas nas aulas e solucionam dúvidas. Auxiliam na elaboração dos roteiros de aula, atuam no laboratório de simulação e participam das cirurgias experimentais em coelhos. Na disciplina de Cirurgia Ambulatorial, os monitores auxiliam no atendimento dos pacientes, na realização de curativos e procedimentos cirúrgicos de menor complexidade, favorecendo a aquisição de habilidade cirúrgica. Os monitores fotografam os casos interessantes para o banco de imagens da disciplina. O próprio monitor é beneficiado ao desenvolver suas aptidões à docência. Os monitores da Clínica Cirúrgica participam da elaboração e avaliação dos seminários em que os estudantes apresentam temas relacionados aos avanços e ética em Cirurgia. Contribuem na confecção dos roteiros empregados nos grupos de discussão e discutem as dúvidas dos estudantes mediante agendamento prévio. No Módulo-Traumatologia do Internato em Urgência, o monitor atua na interface estudante-professor-preceptor, contribuindo nos atendimentos aos politraumatizados e aos pacientes da Cirurgia Geral no Hospital João XXIII e no Hospital Risoleta Tolentino Neves. Participam ativamente de pequenos procedimentos na Sala de Sutura e acompanham as atividades no Bloco Cirúrgico. CONCLUSÕES: O PMG-Cirurgia constitui uma das maneiras mais eficazes de consolidar os conhecimentos cirúrgicos e uma importante ferramenta para despertar a vocação e desenvolver as habilidades de docência.
Palavras-Chave:
Monitoria;Docência;Cirurgia;Cirurgia Ambulatorial;Traumatologia;Técnica Cirúrgica; Clínica Cirúrgica.
Instituições: