|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CLAUDIA ANDREA MAYORGA BORGES |
|
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
194158 |
PET |
|
3192240403 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
CLAUDIA ANDREA MAYORGA BORGES |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
194158 |
mayorga.claudia@gmail.com |
3192240403 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALINE APARECIDA DE ALVARENGA |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALLINE ESTHER FERREIRA REGINO |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNA DA SILVA OLIVEIRA |
CIENCIAS BIOLOGICAS/DIURNO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HERIC MAICON ALMEIDA MOTA |
MEDICINA VETERINARIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JULINEIA SOARES DA COSTA |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARILZA MAXIMO |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARINA MATEUS MARCAL |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RICARDO DIAS DE CASTRO |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TAYANE ROGERIA LINO |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SARAH OLIVEIRA SOUZA |
TERAPIA OCUPACIONAL |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA APARECIDA MOURA |
Escola de Ciência Informação |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GEISE PINHEIRO PINTO |
PSICOLOGIA/M |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDRE GERALDO RIBEIRO DINIZ |
PSICOLOGIA/M |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCIANA MARIA DE SOUZA |
PSICOLOGIA/M |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LARISSA AMORIM BORGES |
PSICOLOGIA/M |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PET-12 PET CONEXÕES DE SABERES: Democratização da Universidade e diálogos com comunidades populares |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
O PET Conexões de Saberes é um programa de educação tutorial com caráter de ação afirmativa de permanência. Tem como objetivos: estimular a articulação entre universidade e comunidades populares, disponibilizando espaços de troca de saberes e experiências entre esses atores socais; possibilitar universitários negros e de origem popular desenvolvam habilidades para a produção de conhecimento científico, nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão, oferecendo, para tal, apoio teórico, metodológico e político; desenvolver pesquisas e estudos relacionados ao processo de democratização da universidade e aos canais de diálogo entre a universidade e os saberes populares. Bolsistas de diferentes cursos desenvolvem ações que conectam variados tipos de saberes (acadêmicos, populares, movimentos sociais), caracterizando-se como um programa interdisciplinar. Divide-se em 3 eixos de atuação: Democratização da Universidade (1); Memória Coletiva e Favela (2); Juventude e Redes de Informação e Comunicação (3). As metodologias utilizadas tem sido bastante variadas: revisão bibliográfica; análise documental; análise de dados secundários; pesquisa-participante; pesquisa-intervenção, entrevistas semi-estruturadas; grupos focais; oficinas de intervenção psicossocial. |
Palavras-Chave: |
saberes, democratização da universidade, ensino, pesquisa, extensão |
Instituições: |
MEC/SECAD; MEC/SESU; FAPEMIG |
|