|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
JULIANA GURGEL GIANNETTI |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
165840 |
PMG |
|
99548040 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
JULIANA GURGEL GIANNETTI |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
165840 |
gurgelju@yahoo.com.br |
99548040 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ELEONORA DRUVE TAVARES FAGUNDES |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCUS GUALBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
KASSEM ROBERTO SOUKI IZOLANI |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARLON VIEIRA RODRIGUES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JULIANA MATTOS TAVARES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA CLAUDIA DE SOUZA ANDRADE |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TACIANA BRETAS GUERRA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIANA FERREIRA FERNANDES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PABLO REZENDE DE OLIVEIRA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GREICIANE PARREIRAS LAGE |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAMILA GOMES DE SOUZA ANDRADE |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CECILIA OBERLENDER |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
YASMIM DE FREITAS VILACA DECARIS |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GABRIELA CORREA REIS OLIVEIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EMILIA VALLE SANTOS |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PAOLA STEFANIA COSTA MONCAO LIMA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNA DE FARIA VIEIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PRISCILA FERNANDES DE FARIA DIAS |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALEXANDRE VASCONCELLOS ALVIM AMBROSIO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALINE CARVALHO RIBEIRO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNA SCHNEIDER PINTO COELHO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEONARDO SOARES MARQUES |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCIO ANTONIO FERREIRA ARANTES JUNIOR |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CLARA GONTIJO CAMELO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NILZA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNO RAMOS QUIRINO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PRISCILA FERREIRA CUNHA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA FLAVIA LARA VILELA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FERNANDA ALBANO MAURICIO DA ROCHA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA CECILIA DE ASSUNCAO BORGES |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-079 Avaliação da metodologia e da contribuição do monitor no aprendizado dos alunos de graduação na disciplina de Semiologia Médica II- Módulo Pediatria |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: O Programa de Monitoria de Graduação constitui um valioso método de aprendizado mútuo entre os acadêmicos que cursam diferentes períodos na Faculdade de Medicina da UFMG. A disciplina de Semiologia Médica II ? Módulo Pediatria, cujo objetivo é aperfeiçoar a técnica de anamnese e exame clínico pediátrico, destaca-se pela presença de considerável número de monitores, totalizando 32 alunos. Objetivo: Avaliar a disciplina em relação à evolução do aluno de acordo com os objetivos propostos, metodologia utilizada e contribuição do monitor ao aprendizado dos alunos. Métodos: No final do primeiro semestre de 2011, foram aplicados aos alunos da disciplina, questionários contendo perguntas sobre avaliação da evolução do aprendizado, metodologia utilizada e contribuição do monitor. Resultados: 115 dos 160 alunos responderam ao questionário. No início do semestre, 40,9% dos entrevistados considerava ter conhecimentos insuficientes para a realização do exame físico. Ao final do semestre, este número caiu para 4,3%. Em se tratando do exame por aparelhos, os alunos relatam maiores dificuldades com o aparelho cardiovascular (25%), genitourinário (20%) e neurológico (14%). Em relação à metodologia, os alunos manifestaram preferência por grupos de discussão orientados por casos clínicos (56%) ou por perguntas (51%), o que nem sempre é realizado. No módulo ambulatorial, a maioria dos alunos atendeu apenas um paciente (81%), o que foi considerado inadequado. Em relação ao papel do monitor no ambulatório, 88% dos alunos considerou de fundamental ou grande importância. Na enfermaria, o número foi similar, 79%. Conclusão: Nota-se evolução na percepção dos alunos em relação à habilidade de realização do exame físico ao término da disciplina, assim como a importância da participação dos monitores no processo. A monitoria contribui para consolidação e formação do conhecimento. No entanto, adequações metodológicas podem ser consideradas na disciplina.
|
Palavras-Chave: |
Monitoria; Semiologia ; Educação médica |
Instituições: |
|
|