Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor JULIANA GURGEL GIANNETTI Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
165840 PMG 99548040
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JULIANA GURGEL GIANNETTI Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
165840 gurgelju@yahoo.com.br 99548040
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ELEONORA DRUVE TAVARES FAGUNDES Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCUS GUALBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
KASSEM ROBERTO SOUKI IZOLANI MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARLON VIEIRA RODRIGUES MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JULIANA MATTOS TAVARES MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA CLAUDIA DE SOUZA ANDRADE MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
TACIANA BRETAS GUERRA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIANA FERREIRA FERNANDES MEDICINA Aluno PMG
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PABLO REZENDE DE OLIVEIRA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GREICIANE PARREIRAS LAGE MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAMILA GOMES DE SOUZA ANDRADE MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CECILIA OBERLENDER MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
YASMIM DE FREITAS VILACA DECARIS MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GABRIELA CORREA REIS OLIVEIRA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
EMILIA VALLE SANTOS MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PAOLA STEFANIA COSTA MONCAO LIMA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BRUNA DE FARIA VIEIRA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PRISCILA FERNANDES DE FARIA DIAS MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALEXANDRE VASCONCELLOS ALVIM AMBROSIO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALINE CARVALHO RIBEIRO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BRUNA SCHNEIDER PINTO COELHO MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LEONARDO SOARES MARQUES MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCIO ANTONIO FERREIRA ARANTES JUNIOR MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CLARA GONTIJO CAMELO MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NILZA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BRUNO RAMOS QUIRINO MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PRISCILA FERREIRA CUNHA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
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ANA FLAVIA LARA VILELA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
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FERNANDA ALBANO MAURICIO DA ROCHA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA CECILIA DE ASSUNCAO BORGES MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-079 Avaliação da metodologia e da contribuição do monitor no aprendizado dos alunos de graduação na disciplina de Semiologia Médica II- Módulo Pediatria
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O Programa de Monitoria de Graduação constitui um valioso método de aprendizado mútuo entre os acadêmicos que cursam diferentes períodos na Faculdade de Medicina da UFMG. A disciplina de Semiologia Médica II ? Módulo Pediatria, cujo objetivo é aperfeiçoar a técnica de anamnese e exame clínico pediátrico, destaca-se pela presença de considerável número de monitores, totalizando 32 alunos. Objetivo: Avaliar a disciplina em relação à evolução do aluno de acordo com os objetivos propostos, metodologia utilizada e contribuição do monitor ao aprendizado dos alunos. Métodos: No final do primeiro semestre de 2011, foram aplicados aos alunos da disciplina, questionários contendo perguntas sobre avaliação da evolução do aprendizado, metodologia utilizada e contribuição do monitor. Resultados: 115 dos 160 alunos responderam ao questionário. No início do semestre, 40,9% dos entrevistados considerava ter conhecimentos insuficientes para a realização do exame físico. Ao final do semestre, este número caiu para 4,3%. Em se tratando do exame por aparelhos, os alunos relatam maiores dificuldades com o aparelho cardiovascular (25%), genitourinário (20%) e neurológico (14%). Em relação à metodologia, os alunos manifestaram preferência por grupos de discussão orientados por casos clínicos (56%) ou por perguntas (51%), o que nem sempre é realizado. No módulo ambulatorial, a maioria dos alunos atendeu apenas um paciente (81%), o que foi considerado inadequado. Em relação ao papel do monitor no ambulatório, 88% dos alunos considerou de fundamental ou grande importância. Na enfermaria, o número foi similar, 79%. Conclusão: Nota-se evolução na percepção dos alunos em relação à habilidade de realização do exame físico ao término da disciplina, assim como a importância da participação dos monitores no processo. A monitoria contribui para consolidação e formação do conhecimento. No entanto, adequações metodológicas podem ser consideradas na disciplina.

Palavras-Chave:
Monitoria; Semiologia ; Educação médica
Instituições: