Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor GILCINEI TEODORO CARVALHO Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
220590 PET 34097484
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
GILCINEI TEODORO CARVALHO Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
220590 gilcineicarvalho@gmail.com 34097484
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDRE SALES LACERDA LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CLEUNICE RODRIGUES DE OLIVEIRA LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GENILSA CARLA XAVIER LOPES LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GILDA RODRIGUES ROCHA LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ISABELE APARECIDA ANDRADE TEOFILO LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
IVONETE ANTUNES FRANCA LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JUCIARA OLIVEIRA LOPES LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCELO BAHIA CANTELLA LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA JOSE PEREIRA ARAUJO LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ROSIRES DE SOUZA SANTOS LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
SHEYLA DAYANE PAVUNA DE AGUIAR LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
WELINGTON DIAS LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO Aluno PET
Dados do Trabalho
Título:
PET-11 Educação do Campo: desafios e possibilidades
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Pretende-se, neste trabalho, apresentar um primeiro levantamento quantitativo sobre as condições de funcionamento das escolas localizadas em diferentes comunidades rurais de Minas Gerais. Os alunos da Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo, FaE/UFMG), bolsistas do PET, ou são moradores dessas comunidades ou elegeram certas comunidades como local da pesquisa. Trata-se de um levantamento preliminar, resultado de uma primeira ação do PET-Educação do Campo, grupo constituído em 2011. No mapeamento registrado, verifica-se, em diferentes regiões, o grande número de alunos matriculados em escolas de número também significativo. Verificou-se que o aspecto quantitativo dessa modalidade de ensino não vem acompanhado da contrapartida qualitativa: a precariedade das instalações físicas aliada à ausência de projetos educacionais específicos contribui para compor um cenário de desafios. Nessa caracterização das condições de funcionamento das escolas foi possível sinalizar a necessidade de uma ampla discussão sobre as propostas curriculares que organizam o tempo escolar e sobre as condições do trabalho docente. Além do levantamento de matrículas e de instituições, foi possível realizar entrevistas com os docentes que atuam nas escolas. As entrevistas permitiram traçar um perfil da formação acadêmica dos professores, além de registrar os projetos de ensino desenvolvidos.
Palavras-Chave:
Educação do Campo; Condição docente; Organização curricular
Instituições: