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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
GILCINEI TEODORO CARVALHO |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
220590 |
PET |
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34097484 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
GILCINEI TEODORO CARVALHO |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
220590 |
gilcineicarvalho@gmail.com |
34097484 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDRE SALES LACERDA |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CLEUNICE RODRIGUES DE OLIVEIRA |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GENILSA CARLA XAVIER LOPES |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GILDA RODRIGUES ROCHA |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ISABELE APARECIDA ANDRADE TEOFILO |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IVONETE ANTUNES FRANCA |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JUCIARA OLIVEIRA LOPES |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCELO BAHIA CANTELLA |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA JOSE PEREIRA ARAUJO |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ROSIRES DE SOUZA SANTOS |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SHEYLA DAYANE PAVUNA DE AGUIAR |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
WELINGTON DIAS |
LICENC EM EDUCACAO DO CAMPO |
Aluno |
PET |
Dados do Trabalho |
Título: |
PET-11 Educação do Campo: desafios e possibilidades |
Área: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Resumo: |
Pretende-se, neste trabalho, apresentar um primeiro levantamento quantitativo sobre as condições de funcionamento das escolas localizadas em diferentes comunidades rurais de Minas Gerais. Os alunos da Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo, FaE/UFMG), bolsistas do PET, ou são moradores dessas comunidades ou elegeram certas comunidades como local da pesquisa. Trata-se de um levantamento preliminar, resultado de uma primeira ação do PET-Educação do Campo, grupo constituído em 2011. No mapeamento registrado, verifica-se, em diferentes regiões, o grande número de alunos matriculados em escolas de número também significativo. Verificou-se que o aspecto quantitativo dessa modalidade de ensino não vem acompanhado da contrapartida qualitativa: a precariedade das instalações físicas aliada à ausência de projetos educacionais específicos contribui para compor um cenário de desafios. Nessa caracterização das condições de funcionamento das escolas foi possível sinalizar a necessidade de uma ampla discussão sobre as propostas curriculares que organizam o tempo escolar e sobre as condições do trabalho docente. Além do levantamento de matrículas e de instituições, foi possível realizar entrevistas com os docentes que atuam nas escolas. As entrevistas permitiram traçar um perfil da formação acadêmica dos professores, além de registrar os projetos de ensino desenvolvidos. |
Palavras-Chave: |
Educação do Campo; Condição docente; Organização curricular |
Instituições: |
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