|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Aluno |
GABRIEL BRUM ISSA KASSAB |
|
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
2011065750 |
SEM BOLSA |
|
03186020650 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
VINICIUS CALIMAN |
Instituto Ciências Exatas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
146994 |
vcaliman@ufmg.br |
34095763 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ISADORA MIRANDA MARTINS DE MELO |
QUIMICA/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
WEVERSON ALVES FERREIRA |
RESIDÊNCIA PÓS-DOUTORAL |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LÍLIAN AMARAL DE CARVALHO |
QUÍMICA/M |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RITA FLAVIA LAURENTI RIBEIRO |
QUÍMICA/D |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LETICIA REGINA DE SOUZA TEIXEIRA |
Instituto Ciências Exatas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
WILLIAN RICARDO ROCHA |
Instituto Ciências Exatas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VITO MODESTO DE BELLIS |
Instituto Ciências Exatas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CARLOS MARINHO |
TV UFMG |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HILTON PEREIRA DA ROCHA |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PROJETO ACADÊMICO-20 Uniformização e digitalização do material didático utilizado nas aulas teóricas de química geral |
Área: |
Ciências Exatas e da Terra |
Resumo: |
Introdução
A disciplina Química Geral Teórica é básica e obrigatória para mais de 1200 alunos anualmente aqui na UFMG. Esses alunos pertencem a 19 cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento: agrárias, biológicas, engenharias, exatas e da terra e saúde. Neste segundo semestre de 2011, estão sendo atendidos 15 cursos diferentes, distribuídos em 19 turmas que estão sendo ministradas por 13 professores.
Manter esta disciplina homogênea é um desafio enfrentado pelo Departamento de Química, por meio do Setor de Química Inorgânica e seus 27 professores. Nesse âmbito, a uniformização e digitalização do material didático utilizado no curso são extremamente importantes.
Objetivo
Montar um cronograma para aulas teóricas do curso e preparar um material didático digital a fim de aprimorar as metodologias de ensino já utilizadas, diminuindo as diferenças entre as diversas turmas atendidas pelo Departamento de Química, através de uma rede colaborativa entre seus professores.
Metodologia
Com a transformação de nosso material didático físico em um material digital estamos criando um site, no qual alunos e professores terão acesso a vários conteúdos, por exemplo, aulas digitalizadas, listas de exercícios, provas, questões resolvidas, figuras, animações e textos complementares, acarretando em um aumento da qualidade do conteúdo pedagógico.
Outra forma de trabalhar o material produzido é através do Repositório de Objetos de Aprendizagem (parceria GIZ ? LCC), facilitando a troca de informações entre os diversos professores da disciplina.
Resultado
Até o momento, 1/3 do curso de Química Geral está sendo preparado para implantação ainda em 2011. A conclusão total do projeto está programada para o 1º semestre de 2012.
Conclusões
Uma vez aprovado pelos professores, o material será disponibilizado também aos alunos, e então uma nova fase de avaliação didática será realizada através de entrevistas com os mesmos.
|
Palavras-Chave: |
química geral, material didático, digitalização, metodologia de ensino |
Instituições: |
|
|
|