Tipo: Nome: Curso:
Aluno GABRIEL BRUM ISSA KASSAB
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2011065750 SEM BOLSA 03186020650
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
VINICIUS CALIMAN Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
146994 vcaliman@ufmg.br 34095763
Co-Autores
ISADORA MIRANDA MARTINS DE MELO QUIMICA/DIURNO Aluno SEM BOLSA
WEVERSON ALVES FERREIRA RESIDÊNCIA PÓS-DOUTORAL Aluno SEM BOLSA
LÍLIAN AMARAL DE CARVALHO QUÍMICA/M Aluno SEM BOLSA
RITA FLAVIA LAURENTI RIBEIRO QUÍMICA/D Aluno SEM BOLSA
LETICIA REGINA DE SOUZA TEIXEIRA Instituto Ciências Exatas Professor SEM BOLSA
WILLIAN RICARDO ROCHA Instituto Ciências Exatas Professor SEM BOLSA
VITO MODESTO DE BELLIS Instituto Ciências Exatas Professor SEM BOLSA
CARLOS MARINHO TV UFMG Externo SEM BOLSA
HILTON PEREIRA DA ROCHA ARTES VISUAIS Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-20 Uniformização e digitalização do material didático utilizado nas aulas teóricas de química geral
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
Introdução

A disciplina Química Geral Teórica é básica e obrigatória para mais de 1200 alunos anualmente aqui na UFMG. Esses alunos pertencem a 19 cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento: agrárias, biológicas, engenharias, exatas e da terra e saúde. Neste segundo semestre de 2011, estão sendo atendidos 15 cursos diferentes, distribuídos em 19 turmas que estão sendo ministradas por 13 professores.

Manter esta disciplina homogênea é um desafio enfrentado pelo Departamento de Química, por meio do Setor de Química Inorgânica e seus 27 professores. Nesse âmbito, a uniformização e digitalização do material didático utilizado no curso são extremamente importantes.

Objetivo

Montar um cronograma para aulas teóricas do curso e preparar um material didático digital a fim de aprimorar as metodologias de ensino já utilizadas, diminuindo as diferenças entre as diversas turmas atendidas pelo Departamento de Química, através de uma rede colaborativa entre seus professores.

Metodologia

Com a transformação de nosso material didático físico em um material digital estamos criando um site, no qual alunos e professores terão acesso a vários conteúdos, por exemplo, aulas digitalizadas, listas de exercícios, provas, questões resolvidas, figuras, animações e textos complementares, acarretando em um aumento da qualidade do conteúdo pedagógico.

Outra forma de trabalhar o material produzido é através do Repositório de Objetos de Aprendizagem (parceria GIZ ? LCC), facilitando a troca de informações entre os diversos professores da disciplina.

Resultado

Até o momento, 1/3 do curso de Química Geral está sendo preparado para implantação ainda em 2011.  A conclusão total do projeto está programada para o 1º semestre de 2012.

Conclusões

Uma vez aprovado pelos professores, o material será disponibilizado também aos alunos, e então uma nova fase de avaliação didática será realizada através de entrevistas com os mesmos.
Palavras-Chave:
química geral, material didático, digitalização, metodologia de ensino
Instituições: