Tipo: Nome: Curso:
Professor RENATA MARIA ABRANTES BARACHO PORTO Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
224456 PEG 99843062
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
RENATA MARIA ABRANTES BARACHO PORTO Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
224456 renatabaracho@ufmg.br 99843062
Co-Autores
CATIA RODRIGUES BARBOSA Escola de Ciência Informação Professor PEG
CESAR EUGENIO MACEDO DE ALMEIDA MARTINS MUSEOLOGIA Aluno PEG
PETULIA DOS SANTOS NOGUEIRA MUSEOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-19 Museu virtual no Brasil e de excelência no mundo
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
A pesquisa desenvolve estudos temáticos voltados para o ensino de graduação e aplicação de novas metodologias pedagógicas e/ou avanços tecnológicos no ensino. O curso de graduação em Museologia tem por objetivo formar profissionais aptos para interpretar as relações entre o homem, a cultura e a natureza, de forma a intervir, de maneira responsável, nos processos de identificação, musealização, preservação e uso do patrimônio. O projeto abrange o levantamento e sistematização de elementos que sirvam como material didático de apoio a disciplinas do campo temático de tecnologias aplicadas à museologia. O objetivo é levantar elementos para material didático de apoio a disciplinas, implantar e desenvolver um campo de pesquisa, com foco em utilização de recursos tecnológicos; contribuir para a integração de docentes e discentes em um projeto que envolve graduação e pesquisa. O presente projeto utiliza métodos qualitativos e quantitativos, enquadrando-a como híbrida. A pesquisa qualitativa apresenta, dentre as suas características, o estudo de um conceito imaturo devido a uma lacuna na literatura. Nesta etapa é feito uma revisão bibliográfica sobre o tema museu virtual no Brasil criando uma base conceitual sobre o tema. Em seguida, a pesquisa enquadra-se com quantitativa, através de experimentos e observação de dados. Nesta etapa é feita uma análise de vários sites de museus virtuais no Brasil e no mundo. O projeto experimental diz respeito ao planejamento e à condução do experimento, além da análise dos dados de saída para conseguir conclusões válidas e objetivas. Através dos conceitos estudados serão elaborados trabalhos interdisciplinares em conjunto com professores e alunos para criação de material a ser implementado e disponibilizado.
Palavras-Chave:
Museu virtual, patrimônio, recuperação de informação, gestão da informação
Instituições: