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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
RENATA MARIA ABRANTES BARACHO PORTO |
Escola de Ciência Informação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
224456 |
PEG |
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99843062 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
RENATA MARIA ABRANTES BARACHO PORTO |
Escola de Ciência Informação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
224456 |
renatabaracho@ufmg.br |
99843062 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CATIA RODRIGUES BARBOSA |
Escola de Ciência Informação |
Professor |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CESAR EUGENIO MACEDO DE ALMEIDA MARTINS |
MUSEOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PETULIA DOS SANTOS NOGUEIRA |
MUSEOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-19 Museu virtual no Brasil e de excelência no mundo |
Área: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Resumo: |
A pesquisa desenvolve estudos temáticos voltados para o ensino de graduação e aplicação de novas metodologias pedagógicas e/ou avanços tecnológicos no ensino. O curso de graduação em Museologia tem por objetivo formar profissionais aptos para interpretar as relações entre o homem, a cultura e a natureza, de forma a intervir, de maneira responsável, nos processos de identificação, musealização, preservação e uso do patrimônio. O projeto abrange o levantamento e sistematização de elementos que sirvam como material didático de apoio a disciplinas do campo temático de tecnologias aplicadas à museologia. O objetivo é levantar elementos para material didático de apoio a disciplinas, implantar e desenvolver um campo de pesquisa, com foco em utilização de recursos tecnológicos; contribuir para a integração de docentes e discentes em um projeto que envolve graduação e pesquisa. O presente projeto utiliza métodos qualitativos e quantitativos, enquadrando-a como híbrida. A pesquisa qualitativa apresenta, dentre as suas características, o estudo de um conceito imaturo devido a uma lacuna na literatura. Nesta etapa é feito uma revisão bibliográfica sobre o tema museu virtual no Brasil criando uma base conceitual sobre o tema. Em seguida, a pesquisa enquadra-se com quantitativa, através de experimentos e observação de dados. Nesta etapa é feita uma análise de vários sites de museus virtuais no Brasil e no mundo. O projeto experimental diz respeito ao planejamento e à condução do experimento, além da análise dos dados de saída para conseguir conclusões válidas e objetivas. Através dos conceitos estudados serão elaborados trabalhos interdisciplinares em conjunto com professores e alunos para criação de material a ser implementado e disponibilizado. |
Palavras-Chave: |
Museu virtual, patrimônio, recuperação de informação, gestão da informação |
Instituições: |
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