Tipo: Nome: Curso:
Professor CARLOS CAMARAO DE FIGUEIREDO Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
135380 PEG 34095889
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CARLOS CAMARAO DE FIGUEIREDO Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
135380 camarao@dcc.ufmg.br 34095889
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANOLAN YAMILE MELANES BARRIENTOS Instituto Ciências Exatas Professor PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
EYRE BRASIL BARBOSA SISTEMAS DE INFORMACAO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-82 Desenvolvimento de materiais para o ensino de algoritmos e estruturas de dados
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
O projeto visa desenvolver material didático e outros recursos de ensino para a disciplina Algoritmos e Estrturas de Dados I (AEDS I), oferecida pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG para diversos cursos da Universidade.

A disciplina AEDS I tem como objetivo prover uma introdução ao desenvolvimento de programas de computadores, mediante treinamento nos conceitos básicos necessários ao desenvolvimento de programas em linguagem de programação de alto nível, tornando o aluno apto a desenvolver programas simples nesta linguagem de modo correto e bem feito. Ao concluir o curso o aluno deve estar apto a assimilar assuntos lecionados na disciplina A;lgoritmos e Estruturas de Dados II, da qual AEDS I é pré-requisito.

Não existe atualmente material didático recomendado pelo Departamento de Ciência da Computação para uso na disciplina de AEDS I. Embora o Departamento tenha recentemente fixado uma linguagem a ser usada por todos os professores, cada professor desenvolve e usa seu próprio material. Um material padronizado e abrangente, no sentido de conter livro didático, transparâncias e informações em páginas Web é importante para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, principalmente no caso de cursos ministrados por professores substitutos e recém-contratados pelo departamento.

Palavras-Chave:
Algoritmos, Estruturas de Dados, Programação, Linguagem C