Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor JOSE ANGELO GARIGLIO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
220043 PMG 3133132175
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JOSE ANGELO GARIGLIO
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
220043 angelogariglio@hotmail.com 3133132175
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BARBARA GUIMARAES ROCHA EDUCACAO FISICA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAROLLINE NUNES LAGUARDIA EDUCACAO FISICA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-016 A iniciação a docência de professores de Educação Física escolar: o caso de egressos do curso de licenciatura da UFMG
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O nosso trabalho trata-se de uma investigação sobre os processos de iniciação a docência de professores de Educação Física.  Com a pesquisa buscamos encontrar respostas para as seguintes questões: como os  recém egressos da licenciatura em EF pensam e agem na profissão nos primeiros anos de contato com a docência? Como eles olham a sua formação inicial (universitária) a partir dos desafios enfrentados na escola? Quais os principais desafios enfrentados pelos professores de Educação Física iniciantes? Qual a relação entre a iniciação à docência e o ensino da Educação Física na escola? O nosso estudo objetiva identificar quais as percepções que os professores de Educação Física iniciantes têm deste ciclo de desenvolvimento profissional (fase de tatiamento e exploração da profissão); analisar como os professores de Educação Física atuam profissionalmente de forma a integra-se às situações de trabalho; compreender que tipo de julgamento os professores de Educação Física iniciantes fazem da sua formação na licenciatura, tendo em vista a sua preparação para enfrentar os primeiros anos da docência na escola; entender como os professores iniciantes aprendem a ensinar nos primeiros anos de exercício profissional na escola. A pesquisa será realizada com licenciados formados pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, nos últimos três anos e que tenham no máximo três anos de experiência com a docência em EF na escola. A investigação utilizará como procedimento de coleta de dados a produção de textos escritos, por parte dos professores, de casos de ensino relacionados às suas experiências práticas vividas nesse período da profissão e a realização de entrevistas semi-estruturadas construídas a partir de elementos da realidade retirados dos textos dos casos de ensino confeccionados pelos nossos depoentes.  Este estudo visa contribuir para incremento das práticas formativas dentro do currículo do curso de licenciatura em Educação Física da UFMG, auxiliando os professores formadores no desenvolvimento de intervenções pedagógicas que ajudem os egressos no enfretamento dos desafios colocados pelo choque da realidade,  experimentando, com isso, uma transição mais positiva frente os processos de integração às situações de trabalho próprias do exercício da docência na Educação Física.  
Palavras-Chave:
Formação de professores; Iniciação a docência; Professores de Educação Física
Instituições: