Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor MONICA MARIA DE ALMEIDA VASCONCELOS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
216887 PET 91347640
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MONICA MARIA DE ALMEIDA VASCONCELOS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
216887 monicavascon@ig.com.br 91347840
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THIAGO DE OLIVEIRA GONCALVES MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAMILA LUCIA FERREIRA FONOAUDIOLOGIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LARISSA FERNANDES SILVA MEDICINA Aluno PET
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-15 Uma oportunidade de aliar uma formação acadêmica mais humana ao atendimento às demandas de saúde da comunidade
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: A Atenção Primária ocupa hoje uma posição estratégica no Sistema Único de Saúde na medida em que atua como porta de entrada para o serviço e garante a solução da maioria dos problemas de saúde da população. No entanto, a falta de profissionais habilitados para atuar na Atenção Primária se torna um entrave para a efetividade desse sistema e vem se destacando como foco de reformas curriculares em diversos cursos da área de Sáude. Nesse contexto, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET ? Saúde), criado pelo Governo Federal em 2009, tem proporcionado aos estudantes de diversos cursos da área de saúde,  a inserção em atividades em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e permitido o desenvolvimento das competências desejadas para os futuros profissionais. Objetivo: Relatar como a inserção precoce dos estudantes nas UBS contribui para uma formação profissional voltada para o amplo cuidado do usuário, tendo-se em vista o aspecto biopsicossocial do adoecimento.  Metodologia: Relato de experiência dos alunos participantes do PET- Saúde UFMG/SMSA-BH da UBS São Bernardo. Desenvolvimento: A formação profissional restrita à academia garante aos alunos os conhecimentos científicos, mas não os prepara para atuar no contexto dinâmico da saúde pública, no qual as questões socioeconômicas afetam diretamente a saúde da população e a demanda de serviços de saúde se estende além do atendimento prestado dentro do consultório. A experiência de integração ensino-serviço desse projeto tem proporcionado uma maior qualificação dos discentes em aspectos humanísticos, visando ampliar seu conceito de cuidado do indivíduo e da coletividade bem como apurar seu senso de responsabilidade social. Por meio da participação neste projeto, tivemos a oportunidade de vivenciar diferentes situações, de observar, na prática, a necessidade do estabelecimento de vínculo com o paciente bem como um amplo conhecimento de todos os aspectos da realidade em que o mesmo se insere. Além disso, observamos a importância do envolvimento de profissionais de saúde de diferentes áreas para garantir à população um atendimento mais próximo da perspectiva do modelo biopsicossocial.
Palavras-Chave:
ensino- serviço,PET-Saúde-formação profissional
Instituições:
Minstério da Saúde e da Educação