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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MONICA MARIA DE ALMEIDA VASCONCELOS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
216887 |
PET |
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91347640 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MONICA MARIA DE ALMEIDA VASCONCELOS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
216887 |
monicavascon@ig.com.br |
91347840 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THIAGO DE OLIVEIRA GONCALVES |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAMILA LUCIA FERREIRA |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LARISSA FERNANDES SILVA |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-15 Uma oportunidade de aliar uma formação acadêmica mais humana ao atendimento às demandas de saúde da comunidade |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: A Atenção Primária ocupa hoje uma posição estratégica no Sistema Único de Saúde na medida em que atua como porta de entrada para o serviço e garante a solução da maioria dos problemas de saúde da população. No entanto, a falta de profissionais habilitados para atuar na Atenção Primária se torna um entrave para a efetividade desse sistema e vem se destacando como foco de reformas curriculares em diversos cursos da área de Sáude. Nesse contexto, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET ? Saúde), criado pelo Governo Federal em 2009, tem proporcionado aos estudantes de diversos cursos da área de saúde, a inserção em atividades em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e permitido o desenvolvimento das competências desejadas para os futuros profissionais. Objetivo: Relatar como a inserção precoce dos estudantes nas UBS contribui para uma formação profissional voltada para o amplo cuidado do usuário, tendo-se em vista o aspecto biopsicossocial do adoecimento. Metodologia: Relato de experiência dos alunos participantes do PET- Saúde UFMG/SMSA-BH da UBS São Bernardo. Desenvolvimento: A formação profissional restrita à academia garante aos alunos os conhecimentos científicos, mas não os prepara para atuar no contexto dinâmico da saúde pública, no qual as questões socioeconômicas afetam diretamente a saúde da população e a demanda de serviços de saúde se estende além do atendimento prestado dentro do consultório. A experiência de integração ensino-serviço desse projeto tem proporcionado uma maior qualificação dos discentes em aspectos humanísticos, visando ampliar seu conceito de cuidado do indivíduo e da coletividade bem como apurar seu senso de responsabilidade social. Por meio da participação neste projeto, tivemos a oportunidade de vivenciar diferentes situações, de observar, na prática, a necessidade do estabelecimento de vínculo com o paciente bem como um amplo conhecimento de todos os aspectos da realidade em que o mesmo se insere. Além disso, observamos a importância do envolvimento de profissionais de saúde de diferentes áreas para garantir à população um atendimento mais próximo da perspectiva do modelo biopsicossocial.
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Palavras-Chave: |
ensino- serviço,PET-Saúde-formação profissional
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Instituições: |
Minstério da Saúde e da Educação |
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