Tipo: Nome: Curso:
Aluno VIVIANE CRISTINE LEITE GOMES MEDICINA VETERINARIA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2009041350 SEM BOLSA (31)87852187
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ADALGIZA SOUZA CARNEIRO DE REZENDE Escola de Veterinária
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
061166 adalgizavetufmg@gmail.com (31)34092178
Co-Autores
LEONARDO JOSE CAMARGOS LARA Escola de Veterinária Professor SEM BOLSA
JULIANO MARTINS SANTIAGO ZOOTECNIA /D Aluno SEM BOLSA
FELIPE FONSECA ROCHA MEDICINA VETERINARIA Aluno SEM BOLSA
GUSTAVO BATISTA CHELONI VIEIRA MEDICINA VETERINARIA Aluno SEM BOLSA
GUILHERME PASSOS DE FREITAS MEDICINA VETERINARIA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-23 Estruturação do Setor de Equideocultura da Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
A Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa (Fazenda de Igarapé) é um órgão complementar à Escola de Veterinária da UFMG que incrementa o ensino, pesquisa e extensão. Apesar da existência de equídeos na fazenda, as condições de manejo sanitário, nutricional, reprodutivo e de doma são inadequadas. A estruturação do Setor de Equideocultura visa prover instalações apropriadas para aulas práticas, cursos, estágios e pesquisas, enriquecendo disciplinas como Introdução à Zootecnia, Equinotecnia e Fisiopatologia da Reprodução da Fêmea e Inseminação Artificial.  Foi reservada uma área para o setor na qual serão construídos piquetes com pastagem indicada para a espécie, unidades de serviço, redondel, tronco de contenção e depósito para medicamentos, alimentos e materiais de selaria. O projeto foi apresentado a empresas privadas e professores e tem recebido doações de produtos e serviços. Nas visitas semanais os equinos foram nomeados de acordo com a idade, resenhados, cabresteados, banhados e escovados. Após aulas sobre técnicas de podologia equina, iniciou-se o casqueamento periódico dos animais. Quanto ao manejo sanitário, foi realizado exame para Anemia Infecciosa Equina no Laboratório de Doenças Virais da EV-UFMG; vacinação contra Raiva; coleta de fezes para exame de OPG (ovos por grama de fezes) procedida de vermifugação e desenvolvimento de cronograma anual de vacinação e vermifugação. No manejo nutricional, iniciou-se suplementação com concentrado, formulado na própria fazenda, além do fornecimento de sal mineral e suplementos doados por empresas privadas. Quanto ao manejo reprodutivo foi realizado diagnóstico de gestação. A vivência em produção de equídeos enriquecerá a formação dos estudantes. Muitas medidas ainda deverão ser tomadas para estruturar o Setor de Equideocultura, sendo que a doação de produtos e serviços é uma importante iniciativa, já que o projeto não possui auxílio financeiro.
Palavras-Chave:
Fazenda de Igarapé, criação, cavalos, éguas, Árabe.
Instituições:
Vansil Laboratório Veterinário, Organnact, Hertape Calier.