|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
LUCAS JOSE DE CAMPOS MACHADO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
086584 |
PEG |
|
34099300 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
LUCAS JOSE DE CAMPOS MACHADO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
086584 |
lucasjcm@gmail.com |
34099300 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VIRGINIA MIGUEL FURTADO |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FLAVIA CARDOSO LOPEZ |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANELISE IMPELIZIERE NOGUEIRA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RODRIGO BASTOS FOSCOLO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA APARECIDA CAMARGOS BICALHO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCIANA DINIZ SILVA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-46 Programa Especial da Graduação da disciplina MGA II ? Departamento de Clínica Médica |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Programa Especial de Graduação (PEG) tem como objetivos: apoiar propostas de desenvolvimento e aplicação de novas metodologias pedagógicas e avanços tecnológicos no ensino dos cursos de graduação; desenvolver material didático direcionado para o ensino de graduação; e também produzir informações relevantes para a atualização dos projetos curriculares da UFMG. No PEG da disciplina Medicina Geral de Adultos II esses objetivos serão alcançados por meio da utilização do ambiente virtual da UFMG: MOODLE. Neste, será criada uma meta-turma, com a inclusão de todos os alunos e professores do 8º período, onde serão disponibilizados materiais didáticos atualizados direcionados para o ensino de graduação, no sentido de garantir o conteúdo teórico mínimo para as 16 turmas da disciplina. Além da inserção de bibliografias básicas que direcionarão os alunos em seus estudos, o PEG será responsável pela produção de material didático no formato de casos clínicos. Dessa forma, haverá construção do banco de casos clínicos específicos da disciplina. O ambiente virtual possibilitará também a implementação de planos de ensino dos eixos transdisciplinares contemplados nas diretrizes curriculares do MEC, possibilitando, assim, o alcance e a constante atualização de temas relevantes para a formação do estudante. Os bolsistas serão capacitados a utilizarem o MOODLE, participarão da avaliação do material e da sua implantação na meta-turma. Ainda, haverá interação dos bolsistas com os alunos no ambiente virtual, onde será discutido o material elaborado, consolidando o processo de consultoria a distancia, em apoio ao presencial. Além deste aspecto, os bolsistas serão responsáveis pela apresentação do ambiente virtual aos usuários, e pelo incentivo, tanto aos alunos quanto aos docentes, a utilizarem o MOODLE e os materiais disponibilizados. Estes textos serão ainda trabalhados de forma a garantir o que é preconizado pelas diretrizes curriculares do curso médico. |
Palavras-Chave: |
moodle educação à distância ensino-aprendizagem |
Instituições: |
Programa Especial de Graduação |
|
|