Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor LUCAS JOSE DE CAMPOS MACHADO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
086584 PEG 34099300
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUCAS JOSE DE CAMPOS MACHADO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
086584 lucasjcm@gmail.com 34099300
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VIRGINIA MIGUEL FURTADO MEDICINA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FLAVIA CARDOSO LOPEZ MEDICINA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANELISE IMPELIZIERE NOGUEIRA Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RODRIGO BASTOS FOSCOLO Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA APARECIDA CAMARGOS BICALHO Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCIANA DINIZ SILVA Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-46 Programa Especial da Graduação da disciplina MGA II ? Departamento de Clínica Médica
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Programa Especial de Graduação (PEG) tem como objetivos: apoiar propostas de desenvolvimento e aplicação de novas metodologias pedagógicas e avanços tecnológicos no ensino dos cursos de graduação; desenvolver material didático direcionado para o ensino de graduação; e também produzir informações relevantes para a atualização dos projetos curriculares da UFMG. No PEG da disciplina Medicina Geral de Adultos II esses objetivos serão alcançados por meio da utilização do ambiente virtual da UFMG: MOODLE. Neste, será criada uma meta-turma, com a inclusão de todos os alunos e professores do 8º período, onde serão disponibilizados materiais didáticos atualizados direcionados para o ensino de graduação, no sentido de garantir o conteúdo teórico mínimo para as 16 turmas da disciplina. Além da inserção de bibliografias básicas que direcionarão os alunos em seus estudos, o PEG será responsável pela produção de material didático no formato de casos clínicos. Dessa forma, haverá construção do banco de casos clínicos específicos da disciplina. O ambiente virtual possibilitará também a implementação de planos de ensino dos eixos transdisciplinares contemplados nas diretrizes curriculares do MEC, possibilitando, assim, o alcance e a constante atualização de temas relevantes para a formação do estudante. Os bolsistas serão capacitados a utilizarem o MOODLE, participarão da avaliação do material e da sua implantação na meta-turma. Ainda, haverá interação dos bolsistas com os alunos no ambiente virtual, onde será discutido o material elaborado, consolidando o processo de consultoria a distancia, em apoio ao presencial. Além deste aspecto, os bolsistas serão responsáveis pela apresentação do ambiente virtual aos usuários, e pelo incentivo, tanto aos alunos quanto aos docentes, a utilizarem o MOODLE e os materiais disponibilizados. Estes textos serão ainda trabalhados de forma a garantir o que é preconizado pelas diretrizes curriculares do curso médico.
Palavras-Chave:
moodle
educação à distância
ensino-aprendizagem
Instituições:
Programa Especial de Graduação