Tipo: Nome: Curso:
Professor CLAUDIA REGINA LINDGREN ALVES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
152544 PEG 3134099642
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CLAUDIA REGINA LINDGREN ALVES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
152544 lindgrenalves@gmail.com 3134099642
Co-Autores
DIEGO DIAS RAMOS DORIM MEDICINA Aluno PEG
FILIPE CAMILO MAPA MEDICINA Aluno PEG
ENRICO ANTONIO COLOSIMO Instituto Ciências Exatas Professor SEM BOLSA
EUGENIO MARCOS DE ANDRADE GOULART Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Laura Monteiro de Castro Moreira Administração Pública Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-53 Produção de material didático sobre metodologia científica e informática na pesquisa para os cursos de graduação na área da saúde
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Ter conhecimentos na área de metodologia científica é uma das habilidades esperadas do profissional de saúde nos dias de hoje, pois proporciona a este melhor capacidade de análise, compreensão e crítica das informações disponíveis em sua área de atuação.  No entanto, observa-se que na maioria dos cursos de graduação na área da saúde esta formação ainda é deficiente, em parte pela baixa oferta de materiais didáticos que propiciem conhecimento prático de programas estatísticos acoplado aos conceitos de bioestatística, epidemiologia e metodologia cientifica para este nível de formação. Este projeto tem por objetivo reeditar o livro Metodologia e Informática na Pesquisa Médica (Goulart, 2000), adequando-o ao nível da graduação e procurando atualizá-lo com as novas versões do software Epi Info. Além disso, serão incluídas novas ferramentas úteis na pesquisa em saúde como Microsoft® Excel, Anthroplus e Mendeley®. Inicialmente os bolsistas realizaram um levantamento do conteúdo programático de disciplinas de metodologia científica, epidemiologia e bioestatística oferecidas pelos diversos cursos da área da saúde da UFMG, para o reconhecimento das demandas comuns a estes. Com base neste levantamento, passou-se à discussão do conteúdo do livro e a reestruturação do sumário. Os bolsistas, sob a supervisão dos professores de estatística, administração e medicina, passaram à redação dos capítulos de Análise descritiva de dados e Organização de referências bibliográficas, já concluídos. Foi organizado um banco de dados fictício para a elaboração de exercícios que serão propostos em cada capítulo, a fim de auxiliar o aprendizado dos leitores. Por fim, foi feito o levantamento de artigos científicos na área da saúde que possam ilustrar os diferentes delineamentos de pesquisa discutidos no livro. Conclui-se que este projeto tem contribuído para o aprofundamento em áreas essenciais do conhecimento para o profissional da saúde como a metodologia científica, a epidemiologia e a bioestatistica, além de desenvolver a capacidade editorial dos bolsistas. Além disso, o material impresso e em CD-rom que está sendo produzido pelo grupo poderá estimular estudantes e profissionais de saúde a desenvolverem investigações científicas em sua área de atuação, buscando respostas para os muitos desafios no campo da saúde pública.
Palavras-Chave:
metodologia científica, graduação em saúde
Instituições:
PROEX-UFMG