Tipo: Nome: Curso:
Professor RISIA MAGRIOTIS PAPINI Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
193925 PMG 34091939
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
RISIA MAGRIOTIS PAPINI Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
193925 risia@demin.ufmg.br 34091939
Co-Autores
PAULO ROBERTO DE MAGALHAES VIANA Escola de Engenharia Professor SEM BOLSA
SONIA DENISE FERREIRA ROCHA Escola de Engenharia Professor SEM BOLSA
CARLOS EDUARDO PEREIRA ALMEIDA ENGENHARIA DE MINAS Aluno PMG
PEDRO HENRIQUE ALVES CAMPOS ENGENHARIA DE MINAS Aluno PMG
NARA CAMARA ENGENHARIA DE MINAS Aluno PMG
LUCAS WILSON FERREIRA ALVES DOS SANTOS ENGENHARIA DE MINAS Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-029 PROGRAMA DE MONITORIA DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINAS
Área:
Engenharias
Resumo:
A Engenharia de Minas entre as especialidades de Engenharia, é a primeira a trabalhar as matérias primas necessárias às outras engenharias e a sociedade moderna, a fim de produzir todo e qualquer bem de consumo necessário a nossa sobrevivência. O Departamento de Engenharia de Minas passa por um momento de reestruturação das aulas práticas, tendo em vista o aumento considerável do número de alunos. Essa reestruturação se fundamenta em duas afirmações: o número limitado de equipamentos nos laboratórios e o pequeno espaço físico dos laboratórios, o que impede uma dinamização melhor das aulas. Os objetivos da monitoria são a iniciação do aluno na prática da docência e da pesquisa e o auxílio ao professor fora de sala e no decorrer das aulas, contribuindo para uma formação acadêmica mais rica e completa. A área de Tratamento de Minérios é responsável por cinco disciplinas obrigatórias e várias optativas do Curso de Graduação em Engenharia de Minas. As disciplinas da área envolvem aulas teóricas e práticas. Neste contexto as atividades dos monitores incluem: (i) preparação e acompanhamento das aulas, (ii) atendimento aos alunos e auxílio na análise de dados, (iii) organização dos laboratórios, (iv) elaboração e preparação de novos experimentos, (v) estudo e avaliação da segurança nos laboratórios. Os resultados deste programa de monitoria podem ser observados através do crescimento acadêmico e prático do aluno, permitindo aos mesmos aprimorar seus conhecimentos sobre a disciplina; da cooperação mútua entre discentes e docentes, o relacionamento mais próximo do monitor com o professor permite vários questionamentos importantes com relação à disciplina trabalhada, o que contribui com a melhoria das aulas práticas. A ajuda do monitor permite ao professor obter uma maior agilidade nas aulas e uma maior segurança com relação ao uso dos equipamentos e reagentes pelos alunos, o que torna essas aulas muito mais produtivas e dinâmicas.
Palavras-Chave:
Monitoria, Engenharia de Minas, Tratamento de Minérios