|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
GIORDANO BRUNO SOARES ROBERTO |
Faculdade de Direito |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
176958 |
PMG |
|
99743737 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
GIORDANO BRUNO SOARES ROBERTO |
Faculdade de Direito |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
176958 |
giordanobrunos@hotmail.com |
99743737 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAFAELA CABRAL FERREIRA |
GRADUADA EM DIREITO UFMG |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DELIO MOTA DE OLIVEIRA JUNIOR |
DIREITO/NOTURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FELIPE RENAULT COELHO DA SILVA PEREIRA |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SANTIAGO PINTO |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GUILHERME COSTA LEROY |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANNA CRISTINA DE CARVALHO RETTORE |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALICE VIANNA VON BENTZEEN RIOS |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TEREZA DE ASSIS FERNANDES |
DIREITO/NOTURNO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IZABELA TANGARI COELHO |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HELENA CLIMACO BEMFICA DE FARIA |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUIZA VIDAL VAGO |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EVARISTO DUMONT DE LUCENA PEREIRA |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FERNANDA VALLE VERSIANI |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DANIEL POLIGNANO GODOY |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANANDA PORTES SOUZA |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GUILHERME VINSEIRO MARTINS |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VIRGINIA SOUZA BONTEMPO |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUISA AZEVEDO BRUGNOLI RIBEIRO |
DIREITO/NOTURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SABRINA TOLENTINO MASCARENHAS VIANA |
DIREITO/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-050 Monitoria do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial: Uma aplicação do conceito freiriano de "dodiscência" |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
De acordo com Paulo Freire, "não há docência sem discência". É este o ponto de partida do nosso Programa de Monitoria. O educador, enquanto ensina, aprende. O educando, enquanto aprende, ensina. E o monitor, ao mesmo em que constrói sua formação universitária, experimenta rotinas, desafios, prazeres e angústias do magistério. O coração do Programa de Monitoria é o Grupo de Estudos em Metodologia do Ensino, espaço em que professores e monitores estudam textos de mestres como Paulo Freire e Rubem Alves, e discutem suas experiências de ensino-aprendizagem e as novas perspectivas da docência. Com o objetivo de provocar reflexão, o Programa de Monitoria planejou e organizou um "Café Pedagógico", com a participação de todos os professores do Departamento. Além de palestras sobre os desafios do magistério, o eventou contou com intervenções de representantes das Pró-Reitorias Acadêmicas, dos discentes e dos servidores técnico-administrativos. A partir das apresentações e dos debates, foram formuladas propostas de aprimoramento da prática docente e da atuação do Departamento. Integram também a rotina da monitoria: o acompanhamento das aulas ministradas pelos professores orientadores, o desenvolvimento de exercícios práticos, a pesquisa de decisões judiciais, e a atuação como facilitadores da comunicação entre professores e alunos. Para dar visibilidade às suas atividades, o Programa de Monitoria criou um blog (www.monitoriadodic.blogspot.com). Nele, além de divulgar informações relativas ao Programa, os monitores têm oportunidade de compartilhar experiências e desafios enfrentados no exercício da monitoria. Com esse mesmo propósito, os monitores ajudaram a criar, e colaboram na manutenção de outros canais de comunicação do Departamento: blog (www.dicfdufmg.blogspot.com), YouTube, Twitter. Em todas essas atividades, procuramos não esquecer do conselho de Paulo Freire: "Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
|
Palavras-Chave: |
monitoria ? ensino ? dodiscência - Paulo Freire ? metodologia do ensino - café pedagógico |
Instituições: |
|
|