Tipo: Nome: Curso:
Professor GIORDANO BRUNO SOARES ROBERTO Faculdade de Direito
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
176958 PMG 99743737
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
GIORDANO BRUNO SOARES ROBERTO Faculdade de Direito
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
176958 giordanobrunos@hotmail.com 99743737
SABRINA TOLENTINO MASCARENHAS VIANA DIREITO/DIURNO Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-050 Monitoria do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial: Uma aplicação do conceito freiriano de "dodiscência"
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
De acordo com Paulo Freire, "não há docência sem discência". É este o ponto de partida do nosso Programa de Monitoria. O educador, enquanto ensina, aprende. O educando, enquanto aprende, ensina. E o monitor, ao mesmo em que constrói sua formação universitária, experimenta rotinas, desafios, prazeres e angústias do magistério.
O coração do Programa de Monitoria é o Grupo de Estudos em Metodologia do Ensino, espaço em que professores e monitores estudam textos de mestres como Paulo Freire e Rubem Alves, e discutem suas experiências de ensino-aprendizagem e as novas perspectivas da docência.
Com o objetivo de provocar reflexão, o Programa de Monitoria planejou e organizou um "Café Pedagógico", com a participação de todos os professores do Departamento. Além de palestras sobre os desafios do magistério, o eventou contou com intervenções de representantes das Pró-Reitorias Acadêmicas, dos discentes e dos servidores técnico-administrativos. A partir das apresentações e dos debates, foram formuladas propostas de aprimoramento da prática docente e da atuação do Departamento.
Integram também a rotina da monitoria: o acompanhamento das aulas ministradas pelos professores orientadores, o desenvolvimento de exercícios práticos, a pesquisa de decisões judiciais, e a atuação como facilitadores da comunicação entre professores e alunos.
Para dar visibilidade às suas atividades, o Programa de Monitoria criou um blog (www.monitoriadodic.blogspot.com). Nele, além de divulgar informações relativas ao Programa, os monitores têm oportunidade de compartilhar experiências e desafios enfrentados no exercício da monitoria. Com esse mesmo propósito, os monitores ajudaram a criar, e colaboram na manutenção de outros canais de comunicação do Departamento: blog (www.dicfdufmg.blogspot.com), YouTube, Twitter.
Em todas essas atividades, procuramos não esquecer do conselho de Paulo Freire: "Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
Palavras-Chave:
monitoria ? ensino ? dodiscência - Paulo Freire ? metodologia do ensino - café pedagógico
Instituições: