Tipo: Nome: Curso:
Professor ANDREA DE CASTRO PEREZ Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164534 PMG acp@icb.ufmg.br 2721
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANDREA DE CASTRO PEREZ Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164534 acp@icb.ufmg.br 2721
Co-Autores
TAMIRES CARDOSO MATSUI FARMACIA Aluno PMG
TAMARA CRISTINA DE SOUZA FARMACIA Aluno PMG
ANDREIA SANTOS CARDOSO MEDICINA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG?89 Monitoria no departamento de farmacologia: Abordagem histórica da farmacologia
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
A farmacologia é a ciência que estuda os efeitos dos medicamentos sobre os seres vivos, bem como a maneira como modificam os sistemas biológicos, sendo este termo derivado da palavra pharmakon de origem grega. Nasceu da busca incessante do homem para explicar os estados de saúde e doença e apesar de ser uma ciência recente, sendo reconhecida no final do século XIX, está presente desde o homem pré-histórico passando pela cultura egípcia, chinesa, grega até os tempos de hoje.
No inicio do século XX, valendo se dos recursos da observação e do experimento foi possível avançar nos campos da fisiologia e química auxiliando na compreensão dos mecanismos pelo qual os compostos químicos interagem com os sistemas vivos. Assim, a farmacologia busca dispor de ferramentas que possibilitem predizer os efeitos farmacológicos que uma droga possa produzir, sua correta via de administração, os efeitos adversos e interações medicamentosas.
A farmacologia possui caráter multidisciplinar tendo ligações tanto com a biologia quanto com a química. Dessa forma a disciplina envolve os conhecimentos necessários para profissionais da saúde e de outras áreas, no que tange o modo pelo qual várias substâncias, agentes farmacológicos, de origem natural ou química, afetam a função de células e órgãos. Por tudo isso, se faz necessária a presença de um aluno monitor para integrar e auxiliar na compreensão da disciplina.
Palavras-Chave:
monitoria , farmacologia, história