Tipo: Nome: Curso:
Professor ELIANE MARIA FERNANDES LOPES Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
090417 PMG 3134096102
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ELIANE MARIA FERNANDES LOPES Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
090417 elopes@eci.ufmg.br 3134096102
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LEONARDO EZEQUIEL CONSTANTINO DE ARAUJO BIBLIOTECONOMIA/DIURNO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-015 MONITORIA NA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Objetivos:
Propiciar a experiência para formação do discente monitor no atendimento a questões de referência, dando apoio às aulas nas salas laboratório da Biblioteca e a outras práticas ministradas em seu interior;
auxiliar e oferecer apoio aos discentes usuários da Biblioteca nas práticas das disciplinas e aos usuários em geral na busca de informação em fontes de referência especializadas, bases de dados e no acesso ao acervo.

Metodologia:
Interação e auxílio aos discentes das disciplinas Introdução às Fontes de Informação, Sistemas de Classificação CDU, Sistemas de Classificação CDD, Fundamentos da Organização da Informação, Análise de Assuntos, Catalogação Descritiva, Linguagens de Indexação, Sistemas de Recuperação da Informação, Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais, Acesso a Fontes de Informação, Tópicos em catalogação, Classificação e Informação Bibliográfica, utilização das Normas da ABNT e no atendimento ao público de modo geral.

Atividades:
Orientar os alunos das disciplinas práticas no uso de códigos, manuais, formatos e tabelas;
orientar a normalização de trabalhos científicos e o uso das Normas da ABNT;
auxiliar a busca e a recuperação da informação nos catálogos impressos e online;
auxiliar os usuários de modo geral em questões de referência.

Resultados e conclusões:
A biblioteca proporciona ao discente monitor vivenciar e estabelecer a relação entre a teoria e a prática, consolidando e ampliando os conhecimentos acerca dos conteúdos apreendidos durante o curso de graduação. A interação com os professores e com os bibliotecários do Setor de Referência da Biblioteca prepara e enriquece o aprendizado para a prática de atendimento, habilitando-o à atuação profissional.
O discente monitor auxilia o setor de Referência da Biblioteca no atendimento de demandas. O atendimento específico e direcionado aos alunos das referidas disciplinas, melhora a qualidade da aprendizagem e a apresentação dos trabalhos acadêmicos.
Palavras-Chave:
Biblioteca - Fontes de informação - Referência - Monitoria