Tipo: Nome: Curso:
Professor MARCELO VELLOSO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
192430 PMG 3134097412
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCELO VELLOSO
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
192430 marcello.vel@gmail.com 3192138393
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LEANI SOUZA MAXIMO PEREIRA Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FATIMA VALERIA R DE P L GOULART Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PAULA LANNA PEREIRA DA SILVA Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCI FUSCALDI TEIXEIRA SALMELA Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Professor PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-018 Monitoria nas disciplinas do Departamento de Fisioterapia
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
A monitoria de graduação do Departamento de Fisioterapia tem por objetivo inserir estudantes de graduação em ações de ensino, auxiliando os docentes na execução de aulas práticas, teóricas ou práticas clínicas. Os monitores colaboram na revisão de conteúdos já ministrados pelo docente, na orientação dos alunos quanto aos conteúdos práticos e clínicos, além de realizar a preparação do material pré-aula, coordenadar a organização do ambiente de atendimento e fazer acolhimento aos pacientes durante as práticas clínicas. Os estudantes contemplados com as bolsas e os voluntários atuam sob supervisão direta dos docentes que realizam reuniões periódicas discutindo temas relevantes para a disciplina, além disto, elaboram e planejam as buscas de materiais que subsidiarão os assuntos que serão abordados junto aos orientadores. A monitoria do Departamento de Fisioterapia tem se mostrado bastante eficiente, pois tem despertado nos estudantes um maior interesse pelas disciplinas e pelo curso de graduação. Sua atuação tem sido de fundamental importância na formação dos pares e na otimização das atividades dos docentes. São cinco disciplinas contempladas com bolsas, três em disciplinas teórico-práticas e duas de prática clínica. No parecer dos monitores esta experiência permite a eles: ?rever os conceitos teóricos e aprofundar em sua formação acadêmica?; ?desenvolve seu potencial educador?; "é uma fonte de pesquisa, discussão e estímulo ao estudo"; permite outros olhares e diferentes formas de raciocínio"; "tanto ensina como aprende?; "ajuda no crescimento pessoal e interpessoal?; ?as relações entre professor-monitor permeiam um ensino-aprendizagem mais significativo? ?Promove ainda acesso frequente aos bancos de dados para buscas de evidencias". Assim, o Programa de Monitoria PMG, é uma experiência positiva, possibilita integração do aluno com o ambiente acadêmico, valorizando e diferenciando a formação além de contribuir para o aprendizado dos seus pares.
Palavras-Chave:
fisioterapia, monitoria graduação, ensino graduação
Instituições:
Pró-Reitoria de Graduação