Tipo: Nome: Curso:
Professor JOSE GUILHERME MARTINS A MOREIRA Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
086886 PMG 3134095809
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JOSE GUILHERME MARTINS A MOREIRA Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
086886 jmoreira@fisica.ufmg.br 3134095809
Co-Autores
JOSE CASSIMIRO DA SILVA Instituto Ciências Exatas Funcionário SEM BOLSA
VANESSA MARIA MOREIRA ANDRADE Instituto Ciências Exatas Funcionário SEM BOLSA
CARLOS AUGUSTO DA SILVA Instituto Ciências Exatas Funcionário SEM BOLSA
JADER DE FREITAS BATISTA Instituto Ciências Exatas Funcionário SEM BOLSA
BRUNO MARTINS VIDIGAL FISICA/NOTURNO Aluno PMG
EMANUELE ANUNCIACAO FREITAS MATEMATICA/DIURNO Aluno PMG
MATHEUS MARQUES ALMEIDA MACHADO MEDICINA Aluno PMG
NARJARA YNGHRID SILVA CARDOSO MATEMATICA COMPUTACIONAL Aluno PMG
PAULA SILVEIRA ALVES DE PAULA MATEMATICA/DIURNO Aluno PMG
RAFAEL JOSE BRAGA FORTES CIENCIA DA COMPUTACAO Aluno PMG
THALES CESAR PIRES ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-101 PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES DE SOFTWARE LIVRE NO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO ICEX
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
Surgido a partir da expansão das atividades do LRC (Laboratório de Recursos Computacionais) e da absorção das unidades de suporte de rede e desenvolvimento web do ICEX, O LTI é uma iniciativa supradepartamental com o propósito de criar um ambiente inovador e criativo de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão, construindo a partir do uso de softwares livres um ambiente que favoreça oportunidades de desenvolvimento, possibilite atividades inovadoras e espírito criativo e interdisciplinar. As motivações para investir nesse tipo de laboratório têm origem nos avanços ocorridos nas última décadas que trouxeram novas possibilidades e novas ferramentas para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A Estrutura de um laboratório como esse é complexa, envolvendo recursos humanos, econômicos e materiais. Exige uma atenção constante para solucionar problemas de manutenção, atualização e de demandas dos usuários (professores e alunos).
O LTI adota uma metodologia colaborativa baseada em reuniões de trabalho periódicas ondes as tarefas são definidas e distribuídas de acordo com o projeto principal. Desta forma busca-se que todos os participantes adquiram a expertise necessária para lidar com as demandas do laboratório.
Como resultados, o LTI conseguiu implantar um laboratório de software livre voltado para o ensino/aprendizagem na área de ciências exatas, disseminar uma cultura de software livre no ICEx, coloborar com outros institutos da UFMG para implantação de laboratórios e treinamento de pessoal. O LTI oferece mini-cursos abertos a comunidade de Linux e softwares em ambiente livre.
As atividades em TI tem sido cada vez mais incorporadas ao ambiente acadêmico exigindo estudo aprofundado para sua melhor compreensão e aplicação.
O LTI tem desenvolvido softwares para aplicação diversa no meio universitário, bem com tem atuado constantemente na difusão e no debate da implantação de novas ferramentas colaborativas na UFMG.
Palavras-Chave:
computação