Tipo: Nome: Curso:
Professor FERNANDA RADICCHI CAMPOS LOBATO DE ALMEI Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
189529 PEG 34092992
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
FERNANDA RADICCHI CAMPOS LOBATO DE ALMEI Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
189529 falmeida@icb.ufmg.br 34092992
Co-Autores
GERLUZA APARECIDA BORGES SILVA Instituto Ciências Biológicas Professor PEG
ANDREZZA TAVARES DAMBROZ MEDICINA Aluno PEG
DAPHNE EMANUELLE SILVA CUNHA ARTES VISUAIS Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2010-54 Restauração e atualização do material didático para aulas práticas das disciplinas de Embriologia
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
A visão tridimensional das etapas do desenvolvimento embrionário, por meio de modelos confeccionados em gesso, constitui um dos recursos didáticos mais interessantes e aplicáveis às aulas práticas de Embriologia. A produção desse material didático pelo Departamento de Morfologia tem se tornado um referencial em todo país. Além de atender à demanda interna, para as disciplinas de Embriologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG), os kits compostos de 40 peças têm sido repassados, contribuindo também para formação de alunos de diferentes instituições. Por se tratar de um material frágil, susceptível a danos pela manipulação constante por cerca de 600 alunos do ICB a cada semestre, a restauração periódica das peças é uma prática necessária. O projeto apresentado ao Programa Especial de Graduação/ 2011 visa restaurar e atualizar o material didático dos Laboratórios de aulas práticas de Embriologia do Departamento de Morfologia. Para tanto, duas alunas, uma da Escola de Belas Artes (EAB) e uma do ICB, trabalham em parceria, no Laboratório de Apoio Didático de Embriologia (LADE), realizando o levantamento dos modelos danificados/quebrados, restaurando as peças recuperáveis e confeccionando novos modelos para substituição de peças irrecuperáveis. Além desses objetivos práticos, o projeto possui um caráter interdisciplinar, uma vez que o LADE é um local de aprimoramento e crescimento acadêmico para os estagiários, tanto pelo aprofundamento dos conhecimentos na área de Embriologia, quanto pela oportunidade de aprendizado e treinamento em trabalhos manuais e artes plásticas. O sucesso desse trabalho e da parceria entre o ICB e a EBA revelam o valor agregado pelo projeto na capacitação profissional e no crescimento acadêmico dos alunos envolvidos. Pode-se concluir que o PEG é uma iniciativa de sucesso da Pro Reitoria de Graduação e, especialmente no âmbito da Embriologia, configura-se como uma oportunidade muito positiva e enriquecedora para os alunos participantes.
Palavras-Chave:
Modelos em gesso; material didático; Embriologia; Restauração; Programa Especial de Graduação
Instituições:
Pro Reitoria de Graduação ? Prograd/UFMG