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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
FERNANDA RADICCHI CAMPOS LOBATO DE ALMEI |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
189529 |
PEG |
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34092992 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
FERNANDA RADICCHI CAMPOS LOBATO DE ALMEI |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
189529 |
falmeida@icb.ufmg.br |
34092992 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GERLUZA APARECIDA BORGES SILVA |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDREZZA TAVARES DAMBROZ |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DAPHNE EMANUELLE SILVA CUNHA |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2010-54 Restauração e atualização do material didático para aulas práticas das disciplinas de Embriologia |
Área: |
Ciências Biológicas |
Resumo: |
A visão tridimensional das etapas do desenvolvimento embrionário, por meio de modelos confeccionados em gesso, constitui um dos recursos didáticos mais interessantes e aplicáveis às aulas práticas de Embriologia. A produção desse material didático pelo Departamento de Morfologia tem se tornado um referencial em todo país. Além de atender à demanda interna, para as disciplinas de Embriologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG), os kits compostos de 40 peças têm sido repassados, contribuindo também para formação de alunos de diferentes instituições. Por se tratar de um material frágil, susceptível a danos pela manipulação constante por cerca de 600 alunos do ICB a cada semestre, a restauração periódica das peças é uma prática necessária. O projeto apresentado ao Programa Especial de Graduação/ 2011 visa restaurar e atualizar o material didático dos Laboratórios de aulas práticas de Embriologia do Departamento de Morfologia. Para tanto, duas alunas, uma da Escola de Belas Artes (EAB) e uma do ICB, trabalham em parceria, no Laboratório de Apoio Didático de Embriologia (LADE), realizando o levantamento dos modelos danificados/quebrados, restaurando as peças recuperáveis e confeccionando novos modelos para substituição de peças irrecuperáveis. Além desses objetivos práticos, o projeto possui um caráter interdisciplinar, uma vez que o LADE é um local de aprimoramento e crescimento acadêmico para os estagiários, tanto pelo aprofundamento dos conhecimentos na área de Embriologia, quanto pela oportunidade de aprendizado e treinamento em trabalhos manuais e artes plásticas. O sucesso desse trabalho e da parceria entre o ICB e a EBA revelam o valor agregado pelo projeto na capacitação profissional e no crescimento acadêmico dos alunos envolvidos. Pode-se concluir que o PEG é uma iniciativa de sucesso da Pro Reitoria de Graduação e, especialmente no âmbito da Embriologia, configura-se como uma oportunidade muito positiva e enriquecedora para os alunos participantes. |
Palavras-Chave: |
Modelos em gesso; material didático; Embriologia; Restauração; Programa Especial de Graduação |
Instituições: |
Pro Reitoria de Graduação ? Prograd/UFMG |
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