Tipo: Nome: Curso:
Aluno GUSTAVO LUIZ ANDRADE DE OLIVEIRA ARTES CENICAS
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2007048986 SEM BOLSA (31)97470080
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
212911 ricaredo@yahoo.com.br (31)34097463
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAFAELA KENIA ALVES DA SILVA TEATRO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-24 Monitoria de Estágios em Teatro
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
Além de um evidente ganho no currículo acadêmico, vemos o estágio como uma prévia da inserção do futuro profissional no mercado de trabalho. E esse, inegavelmente, é um conhecimento que só a prática irá lhe conceder. O estágio curricular torna-se, portanto, uma matriz na qual ele irá simular suas práticas de ofício (principalmente quando se refere ao ofício de professor que, mais do que nunca, estar na escola e na sala de aula é se constituir verdadeiramente nessa profissão). Dessa forma, o objetivo do presente programa é, a princípio, estabelecer uma intermediação entre os graduandos (posteriores estagiários) do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG e as escolas de Educação Regular (Ensino Infantil, Fundamental e Médio) de Belo Horizonte, além de outras modalidades como Cursos Livres e Técnicos em Teatro e a Educação de Jovens & Adultos. Através de comunicação com a escola o monitor toma um conhecimento geral da inserção do Teatro como disciplina nesta instituição repassando, posteriormente, as informações aos graduandos em forma de uma ?Lista das Instituições de Ensino para Estágio?. Esta Lista servirá como uma mediação entre o discente e a escola, pois apresenta possíveis instituições de ensino com as quais eles podem contactar. Elaborado também no intuito de pesquisar o ensino de Teatro nas escolas, bem como sua inserção, o projeto tem aplicabilidade recente (iniciada basicamente no segundo semestre de 2011) tendo outras atividades como: - Elaboração do ?Questionário do Professor? (a ser aplicado) para se verificar a realidade do docente; - Assistência ao professor nas atividades didáticas de disciplinas de Estágio; - Acompanhamento junto aos alunos nas atividades desenvolvidas; - Confecção de BLOG ?Estágios em Teatro da UFMG?; - Proposição de ?Oficina de Formação Continuada? a professores da área de Teatro. Verifica-se nestes dois últimos itens uma forma de retribuição encontrada pela Licenciatura do Curso de Teatro às instituições de ensino.
Palavras-Chave:
Estágio Curricular; Formação de Professores; Licenciatura em Teatro