Autor
Tipo: Nome: Curso:
Aluno GLENDA RODRIGUES DA SILVA QUIMICA/NOTURNO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2008040490 SEM BOLSA 91860673
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
KATIA PEDROSO SILVEIRA Centro Pedagógico - Coltec
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
228869 katitaps@ig.com.br 34094977
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDREA HORTA MACHADO Centro Pedagógico - Coltec Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-26 Vídeos e simulações para abordagem de modelos para o átomo
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
Este trabalho é resultado de um programa de Imersão à Docência implementado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG no Colégio Técnico no setor de Química. Neste programa o aluno da licenciatura permanece 20 horas semanais realizando atividades diretamente relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Entre essas atividades estão propostas a preparação das aulas práticas para as turmas do 1º ano e 2º ano e auxílio aos professores durante a realização das mesmas, auxílio aos professores do 1º ano na elaboração de práticas e listas de exercícios para os alunos do 1º e 2º ano, aulas de reforço escolar para os alunos do 1º e 2º anos e organização, manutenção e limpeza de materiais do almoxarifado do 1º ano.
Além dessas atividades desenvolvemos um trabalho com o objetivo de realizar um levantamento das possibilidades de incorporação de recursos multimídia na abordagem de modelos atômicos em turmas do 1º ano. A abordagem dos modelos para o átomo é feita com o objetivo de discutir as relações entre fenômenos, limites e possibilidades explicativas dos diferentes modelos e suas representações. Nossa abordagem também envolve aspectos históricos relacionados à evolução do conhecimento sobre os modelos para o átomo. Para tanto selecionamos simulações e vídeos disponíveis gratuitamente na internet. A utilização dos recursos multimídia teve como objetivo possibilitar a compreensão dos fenômenos, a interpretação de modelos, a significação de suas representações e a discussão sobre os limites e possibilidades explicativas.
O uso das simulações e vídeos tem o potencial de contribuir com a articulação entre fenômenos, aspectos teóricos de cada modelo e suas representações.
Palavras-Chave:
Ensino de química, modelos atômicos, recursos multimídia
Instituições: