|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Aluno |
GLENDA RODRIGUES DA SILVA |
QUIMICA/NOTURNO |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
2008040490 |
SEM BOLSA |
|
91860673 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
KATIA PEDROSO SILVEIRA |
Centro Pedagógico - Coltec |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
228869 |
katitaps@ig.com.br |
34094977 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDREA HORTA MACHADO |
Centro Pedagógico - Coltec |
Professor |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PROJETO ACADÊMICO-26 Vídeos e simulações para abordagem de modelos para o átomo |
Área: |
Ciências Exatas e da Terra |
Resumo: |
Este trabalho é resultado de um programa de Imersão à Docência implementado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG no Colégio Técnico no setor de Química. Neste programa o aluno da licenciatura permanece 20 horas semanais realizando atividades diretamente relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Entre essas atividades estão propostas a preparação das aulas práticas para as turmas do 1º ano e 2º ano e auxílio aos professores durante a realização das mesmas, auxílio aos professores do 1º ano na elaboração de práticas e listas de exercícios para os alunos do 1º e 2º ano, aulas de reforço escolar para os alunos do 1º e 2º anos e organização, manutenção e limpeza de materiais do almoxarifado do 1º ano. Além dessas atividades desenvolvemos um trabalho com o objetivo de realizar um levantamento das possibilidades de incorporação de recursos multimídia na abordagem de modelos atômicos em turmas do 1º ano. A abordagem dos modelos para o átomo é feita com o objetivo de discutir as relações entre fenômenos, limites e possibilidades explicativas dos diferentes modelos e suas representações. Nossa abordagem também envolve aspectos históricos relacionados à evolução do conhecimento sobre os modelos para o átomo. Para tanto selecionamos simulações e vídeos disponíveis gratuitamente na internet. A utilização dos recursos multimídia teve como objetivo possibilitar a compreensão dos fenômenos, a interpretação de modelos, a significação de suas representações e a discussão sobre os limites e possibilidades explicativas. O uso das simulações e vídeos tem o potencial de contribuir com a articulação entre fenômenos, aspectos teóricos de cada modelo e suas representações.
|
Palavras-Chave: |
Ensino de química, modelos atômicos, recursos multimídia |
Instituições: |
|
|