Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ELIANE COSTA DIAS MACEDO GONTIJO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
05934X PMG 34099812
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ELIANE COSTA DIAS MACEDO GONTIJO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
05934X egontijo@medicina.ufmg.br 34099812
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA DA CONCEICAO JUSTE WERNECK CORTES Faculdade de Medicina Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA BERNADETE DE CARVALHO Faculdade de Medicina Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALANEIR DE FATIMA DOS SANTOS Faculdade de Medicina Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDREA MARIA SILVEIRA Faculdade de Medicina Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAFAEL TOMAZ GOMES MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GUILHERME MORATTI GILBERTO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCOS CARVALHO DOS SANTOS MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARINA ALVARES DE CAMPOS CORDEIRO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BRUNO HENRIQUE ALVARENGA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LETICIA ANDRADE DO AMARAL MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIANA FIGUEIREDO LOURA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-077 Desenvolvimento de estratégias pedagógicas para o aprimoramento do ensino da saúde pública na Faculdade de Medicina da UFMG
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Um dos principais desafios da educação médica é a criação de estratégias de ensino que propiciem o desenvolvimento de competências pelo aluno na atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, gerenciamento e educação permanente. Em 2011, o Programa de Monitoria do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FM-UFMG tem como objetivo propiciar aos alunos participantes vivências de docência e de integração com os serviços de saúde, além de  desenvolver novas propostas didático-pedagógicas em suas disciplinas de graduação, em consonância às diretrizes curriculares nacionais e da proposta de reforma curricular do curso Médico.
Inicialmente, a equipe de professores orientadores e alunos identificaram os conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais à formação de um profissional médico em saúde coletiva. A seguir pesquisou-se as estratégias educacionais utilizadas em outras instituições acadêmicas. Debates seqüenciais foram realizados em cada disciplina e foi programada uma oficina com a presença de convidados, especialmente docentes e alunos dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Fonoaudiologia para a definição de propostas interdisciplinares com vistas ao aprimoramento do ensino em saúde pública.

Foi evidenciada a necessidade de criação de atividades práticas adicionais para as disciplinas e de novas estratégias de inserção dos alunos nas disciplinas a serem criadas em decorrência da  reforma curricular. As seguintes  atividades foram desenvolvidas: a) Exibição de vídeos seguida de  debate  b) Utilização de ferramentas do Moodle para ensino à distância; c) Uso do banco de dados DATASUS para diagnóstico de saúde de comunidades; d) Sessões comentadas de filmes enfocando   fatores de risco em diferentes ambientes de trabalho.

Conclui-se que a criação de novas estratégias educacionais deve ser integrada às práticas de promoção de saúde e prevenção de agravos, nos diversos cenários de ensino. A diversificação de recursos pedagógicos propicia vivências que contr
Palavras-Chave:
ensino médico, saúde pública, estratégias de ensino
Instituições:
Prograd