|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ELIANE COSTA DIAS MACEDO GONTIJO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
05934X |
PMG |
|
34099812 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ELIANE COSTA DIAS MACEDO GONTIJO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
05934X |
egontijo@medicina.ufmg.br |
34099812 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA DA CONCEICAO JUSTE WERNECK CORTES |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA BERNADETE DE CARVALHO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALANEIR DE FATIMA DOS SANTOS |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDREA MARIA SILVEIRA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAFAEL TOMAZ GOMES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GUILHERME MORATTI GILBERTO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCOS CARVALHO DOS SANTOS |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARINA ALVARES DE CAMPOS CORDEIRO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNO HENRIQUE ALVARENGA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LETICIA ANDRADE DO AMARAL |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIANA FIGUEIREDO LOURA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-077 Desenvolvimento de estratégias pedagógicas para o aprimoramento do ensino da saúde pública na Faculdade de Medicina da UFMG |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Um dos principais desafios da educação médica é a criação de estratégias de ensino que propiciem o desenvolvimento de competências pelo aluno na atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, gerenciamento e educação permanente. Em 2011, o Programa de Monitoria do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FM-UFMG tem como objetivo propiciar aos alunos participantes vivências de docência e de integração com os serviços de saúde, além de desenvolver novas propostas didático-pedagógicas em suas disciplinas de graduação, em consonância às diretrizes curriculares nacionais e da proposta de reforma curricular do curso Médico. Inicialmente, a equipe de professores orientadores e alunos identificaram os conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais à formação de um profissional médico em saúde coletiva. A seguir pesquisou-se as estratégias educacionais utilizadas em outras instituições acadêmicas. Debates seqüenciais foram realizados em cada disciplina e foi programada uma oficina com a presença de convidados, especialmente docentes e alunos dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Fonoaudiologia para a definição de propostas interdisciplinares com vistas ao aprimoramento do ensino em saúde pública.
Foi evidenciada a necessidade de criação de atividades práticas adicionais para as disciplinas e de novas estratégias de inserção dos alunos nas disciplinas a serem criadas em decorrência da reforma curricular. As seguintes atividades foram desenvolvidas: a) Exibição de vídeos seguida de debate b) Utilização de ferramentas do Moodle para ensino à distância; c) Uso do banco de dados DATASUS para diagnóstico de saúde de comunidades; d) Sessões comentadas de filmes enfocando fatores de risco em diferentes ambientes de trabalho.
Conclui-se que a criação de novas estratégias educacionais deve ser integrada às práticas de promoção de saúde e prevenção de agravos, nos diversos cenários de ensino. A diversificação de recursos pedagógicos propicia vivências que contr |
Palavras-Chave: |
ensino médico, saúde pública, estratégias de ensino |
Instituições: |
Prograd |
|