|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MARCO ANTONIO FARIAS SCARASSATTI |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
220655 |
PIBID |
|
3191986127 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARCO ANTONIO FARIAS SCARASSATTI |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
220655 |
marco_scarassatti@yahoo.com.br |
3191986127 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JULIA DE MELLO CORREARD PEREIRA |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ADRIANA SANTANA DA SILVA |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
AMANDA PAMELA SANTOS GOMES |
MUSICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA CRISTINA DA SILVA GUIMARAES |
MUSICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DANIELA PENNA NOCCHI |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JUNIOR AUGUSTO DOS SANTOS SOUZA |
MUSICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LETICIA CAROLINE SOUZA |
MUSICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NAYARA ROBERTA FERREIRA PAIVA |
MUSICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SHEILA ALVES DE JESUS |
TEATRO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
STEPHANIE JOYCE CORREA CUNHA |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SUELEN OLIVEIRA DE AZEVEDO |
MUSICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VANESSA ALVES DA CUNHA |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUANA AIRES CORREA DE SA |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Claudio Pereira de Almeida |
música |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Poliana Vieira Horta de Mello |
teatro |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Welber Carlos Santana Lima |
artes visuais |
Externo |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PETERSON CAMILO DE SOUSA |
MUSICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Monica Virginia Matos Lopes |
artes visuais |
Externo |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Carolina Rosa |
teatro |
Externo |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Celia Francisca Soares |
artes visuais |
Externo |
PIBID |
Dados do Trabalho |
Título: |
PIBID-10 Pinhole na Escola - Experiência do PIBID Artes FAE/UFMG |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
O PIBID Artes FAE/UFMG é composto por licenciandos dos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro e por professores supervisores de três escolas estaduais de Belo Horizonte. Em reuniões semanais o grupo trata de assuntos ligados ao cotidiano das escolas, bem como estratégias de ensino das artes e outras temáticas relacionadas ao universo artístico. Durante esses encontros foi elaborado um projeto de sensibilização do olhar a partir da fotografia pinhole, que posteriormente incorporou um trabalho de sensibilização auditiva também. O projeto se divide em quatro etapas: sensibilização visual, oficina de fotografia, sensibilização auditiva e oficina de criação musical, respectivamente. A proposta tem sido desenvolvida nas escolas desde o semestre passado e uma exposição dos produtos das oficinas será realizada em locais e momentos oportunos. Partindo do entendimento de que a sensorialidade é a porta de entrada para a linguagem artística, o projeto busca construir com os alunos novas perspectivas de olhar e de escuta por meio de experiências singulares como, por exemplo, a construção de máquinas fotográficas e a captura de imagens através das técnicas da fotografia pinhole. Utilizar uma máquina em que o nívelde controle da imagem produzida é menor do que na máquina digital exige muito mais capricho, cuidado e reflexão sobre a fotografia por parte dos alunos. Também a composição de músicas para as imagens produzidas parte de uma abordagem sonora não convencional, em que a escuta dos sons ambientes deixa de ser passiva, tratando o que se considera ruído como matéria prima de uma obra artística. Cada escola adotou uma metodologia própria para a realização do projeto, de acordo com suas características. Os próprios licenciandos, sob orientação dos professores supervisores e do coordenador estão elaborando as atividades preparatórias para as oficinas que eles mesmos conduzirão. Com o painel pretendemos apresentar o projeto e os resultados obtidos até o momento. |
Palavras-Chave: |
Artes visuais, música, ensino, pinhole, fotografia, estágio, imagens da escola, sensorialidade. |
Instituições: |
FAE/UFMG; MEC/CAPES/FNDE |
|