Tipo: Nome: Curso:
Professor MIGUEL MAHFOUD
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
141852 PEG 99542721
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MIGUEL MAHFOUD Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
141852 mmahfoud@fafich.ufmg.br 99542721
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PRISCILA VON RONDOW FERREIRA PSICOLOGIA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAFAEL DE PAULA DA SILVA PSICOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-39 Produção de material didático sobre Fenomenologia e Formação da Pessoa
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Devido à extensa quantidade de materiais produzidos pelo Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS) sobre a Fenomenologia e a Formação da Pessoa surgiu a demanda de um projeto. Seu objetivo é a produção de um livro referente ao conteúdo do curso ?Fenomenologia: Formação da Pessoa?, ofertado em 2009; e 02 DVDs, sendo um referente a palestra sobre conceito de pessoa (de Pierluigi Bernareggi em 2005) e o outro referente a palestra sobre metodologia de pesquisa fenomenológica em Psicologia (de Mauro Amatuzzi em 1999) possibilitando manuseio e empréstimo aos alunos e professores por meio do LAPS. Quanto aos recursos em vídeo objetivou-se a digitalização de todo o acervo do LAPS, que consiste em aulas e eventos que contam com a participação de professores e profissionais que trabalham com as temáticas do projeto. Priorizou-se o trabalho com o material do curso ?Fenomenologia e Formação da Pessoa?, ministrado pelo professor Miguel Mahfoud. Esse material possui 08 aulas de 150 minutos em arquivos de áudio, totalizando 20 horas. O trabalho consiste na transcrição, revisão e textualização dessas aulas. Quanto ao material audiovisual, está sendo feita a digitalização das fitas VHS do acervo e a gravação dos arquivos já digitalizados. Do curso ?Fenomenologia e Formação da Pessoa? estão sendo finalizadas as transcrições de 06 aulas. A digitalização de 30 vídeos contendo palestras e aulas foi alcançada, com 15 vídeos gravados, como as 08 palestras do Ciclo de Conferências ?O que é o Ser Humano??, 02 vídeos do Plantão Psicológico, entre outros. Com relação à produção do livro já tivemos um resultado parcial com a quase finalização da transcrição e dar-se-á início à segunda e terceira etapas do trabalho (revisão e textualização). Quanto ao material em vídeo, resultados parciais também foram obtidos com a digitalização e gravação de alguns dos materiais em VHS, e dar-se-á início à segunda fase do trabalho: a edição do material para a produção dos dois DVDs.
Palavras-Chave:
Material didático, Fenomenologia, Formação da Pessoa.
Instituições:
Programa Especial de Graduação ? PEG/2011 - Universidade Federal de Minas Gerais