Tipo: Nome: Curso:
Professor SIRLEY ALVES DA SILVA CARVALHO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
181242 PMG 98212189
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
SIRLEY ALVES DA SILVA CARVALHO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
181242 sicarvalho@medicina.ufmg.br 98212189
Co-Autores
BARBARA PEREIRA LOPES FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
BARBARA AMELIA COSTA PEDROSA FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
CAMILA MACIEL DE REZENDE FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
FABIO ROCHA DA SILVA FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
JORDANA ROSA DE CASTRO FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
JOSIANE MENDES FERREIRA FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
KELLEN CRISTINE DE SOUZA BORGES FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
NARLI PEREIRA MACHADO FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
NATALIA BARBOSA CHAGAS FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
SARA ALOIS DE ABREU MARTINS FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
STEPHANIE DE FATIMA LEANDRO FONOAUDIOLOGIA Aluno PMG
LUCIANA MACEDO DE RESENDE Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-075 A atuação da Fonoaudiologia no Programa de Monitoria da Graduação
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Objetivos: Descrever a atuação dos monitores do curso de Fonoaudiologia no Programa de Monitoria de Graduação (PMG).
Método: O curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais forma profissionais capacitados para atuar nas áreas de Audição e Equilíbrio, Motricidade Orofacial, Voz, Linguagem e Saúde Coletiva. O currículo é composto por disciplinas teóricas e práticas, realizadas em sala de aula e no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Para otimizar o processo de aprendizagem dos alunos é importante que exista um suporte de auxílio às atividades acadêmicas, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade das disciplinas. Nesse sentido, foi criado o PMG, pelo qual alunos bolsistas auxiliam aos colegas de períodos anteriores, além de serem iniciados nas atividades de docência.
Os monitores exercem atividades presenciais de supervisão em sala de aula e nos ambulatórios de prática; realizam plantões de dúvidas, referentes às disciplinas; elaboram estudos de caso; auxiliam na correção de atividades acadêmicas e realizam estudos teóricos e de revisão, a fim de enriquecer o conteúdo das disciplinas
Resultados: O PMG é de extrema relevância para a qualidade do ensino oferecido pela instituição, pois além de proporcionar ao acadêmico a ampliação de seu conteúdo e a iniciação à docência, facilita o desempenho dos alunos que recebem a monitoria, otimizando o trabalho do docente.
Conclusão: Os benefícios do PMG se estendem à Instituição, alunos, docentes e monitores, que adquirem experiências singulares e capazes de contribuir para a construção do ensino de excelência. Entretanto, observa-se na literatura que esta atividade deve ser aprimorada para atender ao objetivo de preparar o acadêmico para a docência.
Cabe ressaltar o caráter de integração proporcionado pelo PMG, que além de produzir a troca de informações entre alunos de diferentes períodos, cria laços sociais que poderão se perpetuar pela vida profissional dos sujeitos.
Palavras-Chave:
Fonoaudiologia, Ensino, Pesquisa, Docência