|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
SIRLEY ALVES DA SILVA CARVALHO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
181242 |
PMG |
|
98212189 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
SIRLEY ALVES DA SILVA CARVALHO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
181242 |
sicarvalho@medicina.ufmg.br |
98212189 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BARBARA PEREIRA LOPES |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BARBARA AMELIA COSTA PEDROSA |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAMILA MACIEL DE REZENDE |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FABIO ROCHA DA SILVA |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JORDANA ROSA DE CASTRO |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOSIANE MENDES FERREIRA |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
KELLEN CRISTINE DE SOUZA BORGES |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NARLI PEREIRA MACHADO |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATALIA BARBOSA CHAGAS |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SARA ALOIS DE ABREU MARTINS |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
STEPHANIE DE FATIMA LEANDRO |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCIANA MACEDO DE RESENDE |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-075 A atuação da Fonoaudiologia no Programa de Monitoria da Graduação |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Objetivos: Descrever a atuação dos monitores do curso de Fonoaudiologia no Programa de Monitoria de Graduação (PMG). Método: O curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais forma profissionais capacitados para atuar nas áreas de Audição e Equilíbrio, Motricidade Orofacial, Voz, Linguagem e Saúde Coletiva. O currículo é composto por disciplinas teóricas e práticas, realizadas em sala de aula e no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Para otimizar o processo de aprendizagem dos alunos é importante que exista um suporte de auxílio às atividades acadêmicas, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade das disciplinas. Nesse sentido, foi criado o PMG, pelo qual alunos bolsistas auxiliam aos colegas de períodos anteriores, além de serem iniciados nas atividades de docência. Os monitores exercem atividades presenciais de supervisão em sala de aula e nos ambulatórios de prática; realizam plantões de dúvidas, referentes às disciplinas; elaboram estudos de caso; auxiliam na correção de atividades acadêmicas e realizam estudos teóricos e de revisão, a fim de enriquecer o conteúdo das disciplinas Resultados: O PMG é de extrema relevância para a qualidade do ensino oferecido pela instituição, pois além de proporcionar ao acadêmico a ampliação de seu conteúdo e a iniciação à docência, facilita o desempenho dos alunos que recebem a monitoria, otimizando o trabalho do docente. Conclusão: Os benefícios do PMG se estendem à Instituição, alunos, docentes e monitores, que adquirem experiências singulares e capazes de contribuir para a construção do ensino de excelência. Entretanto, observa-se na literatura que esta atividade deve ser aprimorada para atender ao objetivo de preparar o acadêmico para a docência. Cabe ressaltar o caráter de integração proporcionado pelo PMG, que além de produzir a troca de informações entre alunos de diferentes períodos, cria laços sociais que poderão se perpetuar pela vida profissional dos sujeitos.
|
Palavras-Chave: |
Fonoaudiologia, Ensino, Pesquisa, Docência |
Instituições: |
|
|
|