|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
LUCIANA DE OLIVEIRA |
|
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
223646 |
PEG |
|
3133097125 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
LUCIANA DE OLIVEIRA |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
223646 |
lucianaoliveira@ufmg.br |
3188817125 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CLARICE DE OLIVEIRA RIBEIRO DE PINHO |
COMUNICACAO SOCIAL |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VALERIA DE FATIMA RAIMUNDO |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Professor |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-37 Implantação, acompanhamento e avaliação das disciplinas Projetos A, B, C na área de Comunicação Social: uma proposta de inovação com base na pedagogia de projetos |
Área: |
Ciências Agrárias |
Resumo: |
Os Projetos A, B, C estão alicerçados na pedagogia de projetos que incentiva a formação de cidadãos e profissionais dotados de maior autonomia para tomar decisões e o desenvolvimento de vínculos de solidariedade e aprendizagem por meio de projetos de trabalho. Os projetos A1 e A2 (já totalmente implantados) têm como objetivo a formação de repertórios em relação a produtos e processos da Comunicação. Os projetos B1 e B2 (B1 em etapa inicial de implantação) têm como objetivo o contato e ampliação de conhecimentos sobre práticas e técnicas da Comunicação. Já o projeto C tem como objetivo a síntese das experiÊncias anteriores como percurso formativo. O objetivo do projeto de ensino é dar suporte às ações de implementação, sistematização e avaliação dos Projetos A, B, C promovendo o diálogo com outras disciplinas, laboratórios, atividades de pesquisa e de extensão de modo a garantir sua eficácia pedagógica e capitalizar os resultados obtidos. Metodologia Monitoramento do blog desenvolvido para a disciplina, analisando quantidade e qualidade das postagens de cada aluno, a fim de promover o diálogo entre alunos e professores bem como apoiar as atividades operacionais e institucionais necessárias à execução dos projetos, visando à implementação, sistematização e mensuração de resultados . Resultados Parciais Obtidos Análise do Blog Análise de compatibilização com as exigências das diretrizes curriculares nacionais da área de RP. Conclusões A implantação das disciplinas tem sido exitosa e avaliada positivamente por alunos e professores
|
Palavras-Chave: |
Comunicação Social - Pedagogia de projetos - Projeto A, B, C - Diretrizes Curriculares - Blog
|
Instituições: |
|
|
|