Tipo: Nome: Curso:
Aluno PATRICIA SANCHES QUIMICA/NOTURNO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2006040531 SEM BOLSA 88971797
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARIA EMILIA CAIXETA DE CASTRO LIMA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
139211 emilia@netuno.lcc.ufmg.br 88712159
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RONALDO LACERDA FRANCO QUIMICA/NOTURNO Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
Projeto Acadêmico-27  Leitura no Ensino de Química - Uma abordagem possível
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
INTRODUÇÃO:
A leitura e a escrita são atividades importantes de serem trabalhadas nas aulas de Química de forma a desenvolver habilidades tais como analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados em diferentes meios.
Este estudo fez-se a partir de um relato de experiência em salas de aula de uma escola pública de Ensino Médio, vivenciadas no primeiro semestre de 2011. O objetivo do trabalho é analisar as dificuldades dos alunos em relação à leitura e interpretação de textos de Química e propor possíveis alternativas para solucionar essas carências, além de sugerir maneiras de trabalhar conteúdos por meio dessa prática.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foram trabalhadas várias estratégias com os alunos: ler o texto e fazer perguntas sobre este; grifar as palavras não entendidas; interpretar tabelas e gráficos.
Antes da leitura dos textos, os alunos responderam um questionário a fim de identificar seus hábitos de leitura e, a seguir, resolveram exercícios para que fossem avaliados seus níveis de compreensão do texto. A análise dos questionários revelou que mais de 40% dos estudantes não possuem o hábito de ler textos de Química para estudarem o conteúdo explicado pelo professor. O principail motivo apontado foi dificuldades com o vocabulário (32%).
A pesquisa também mostrou que grande parte dos alunos (42%) não estudam pelo livro didático, utilizando apenas o caderno para isso. Estes declararam apresentar dificuldades em entender a linguagem e os termos científicos/ técnicos presentes nos textos de ciências.

CONCLUSÃO:
Após as investigações realizadas, a maioria dos alunos mostrou ter aprendido conceitos químicos com a leitura dos textos aplicados. Porém, os estudos indicaram que esse aprendizado foi, sobretudo, devido à explicação do professor e não porque eles compreenderam o assunto dos textos com a própria leitura, o que indica a falta de hábito desses alunos em utilizar o material didático para estudo.
Palavras-Chave:
Leitura, ensino de Química, relato de experiência
Instituições: