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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Aluno |
PATRICIA SANCHES |
QUIMICA/NOTURNO |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
2006040531 |
SEM BOLSA |
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88971797 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARIA EMILIA CAIXETA DE CASTRO LIMA |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
139211 |
emilia@netuno.lcc.ufmg.br |
88712159 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RONALDO LACERDA FRANCO |
QUIMICA/NOTURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
Projeto Acadêmico-27 Leitura no Ensino de Química - Uma abordagem possível |
Área: |
Ciências Exatas e da Terra |
Resumo: |
INTRODUÇÃO: A leitura e a escrita são atividades importantes de serem trabalhadas nas aulas de Química de forma a desenvolver habilidades tais como analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados em diferentes meios. Este estudo fez-se a partir de um relato de experiência em salas de aula de uma escola pública de Ensino Médio, vivenciadas no primeiro semestre de 2011. O objetivo do trabalho é analisar as dificuldades dos alunos em relação à leitura e interpretação de textos de Química e propor possíveis alternativas para solucionar essas carências, além de sugerir maneiras de trabalhar conteúdos por meio dessa prática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO Foram trabalhadas várias estratégias com os alunos: ler o texto e fazer perguntas sobre este; grifar as palavras não entendidas; interpretar tabelas e gráficos. Antes da leitura dos textos, os alunos responderam um questionário a fim de identificar seus hábitos de leitura e, a seguir, resolveram exercícios para que fossem avaliados seus níveis de compreensão do texto. A análise dos questionários revelou que mais de 40% dos estudantes não possuem o hábito de ler textos de Química para estudarem o conteúdo explicado pelo professor. O principail motivo apontado foi dificuldades com o vocabulário (32%). A pesquisa também mostrou que grande parte dos alunos (42%) não estudam pelo livro didático, utilizando apenas o caderno para isso. Estes declararam apresentar dificuldades em entender a linguagem e os termos científicos/ técnicos presentes nos textos de ciências.
CONCLUSÃO: Após as investigações realizadas, a maioria dos alunos mostrou ter aprendido conceitos químicos com a leitura dos textos aplicados. Porém, os estudos indicaram que esse aprendizado foi, sobretudo, devido à explicação do professor e não porque eles compreenderam o assunto dos textos com a própria leitura, o que indica a falta de hábito desses alunos em utilizar o material didático para estudo. |
Palavras-Chave: |
Leitura, ensino de Química, relato de experiência |
Instituições: |
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