Tipo: Nome: Curso:
Professor HELTON MATTANA SATURNINO Escola de Veterinária
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
077194 PMG 31092183
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
HELTON MATTANA SATURNINO Escola de Veterinária
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
077194 helton@vet.ufmg.br 31092183
Co-Autores
SANDRA GESTEIRA COELHO Escola de Veterinária Professor PMG
RONALDO BRAGA REIS Escola de Veterinária Professor PMG
LEONARDO JOSE CAMARGOS LARA Escola de Veterinária Professor PMG
WALTER MOTTA FERREIRA Escola de Veterinária Professor PMG
JENNIFFER FERNANDES FREITAS MEDICINA VETERINARIA Aluno PMG
PAULA COSTA CARDEAL MEDICINA VETERINARIA Aluno PMG
VIVIANE CRISTINE LEITE GOMES MEDICINA VETERINARIA Aluno PMG
EDGARD ONODA LUIZ CALDAS Medicina Veterinária/ Esc. Veterinária Externo PMG
ADALGIZA SOUZA CARNEIRO DE REZENDE Escola de Veterinária Professor PMG
TALES LELIS RESENDE MEDICINA VETERINARIA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-045 Monitoria em Zootecnia
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
O projeto de monitoria está vinculado às disciplinas, Bovinocultura de leite (ZOO 608), Avicultura (ZOO 607), estas ministradas no oitavo período,  Cunicultura (ZOO 611) ministrada como disciplina optativa e Introdução a Zootecnia (ZOO 601) ministra no quarto período, todas do curso de Medicina Veterinária. Aos monitores são oferecidas oportunidades de exercerem a função de tutores quanto às atividades relacionadas às disciplinas de aulas teóricas e práticas, bem como de se prepararem para o exercício profissional em produção de gado de leite, avicultura, cunicultura e Introdução a Zootecnia com ênfase em equinotecnia.
Os monitores de bovinocultura de leite possuem horários fixos para atendimentos na biblioteca, com o intuito de sanar algumas dúvidas, facilitar a troca de informações sobre a área e auxiliá-los no desenvolvimento do Projeto de Bovinocultura de leite. Também auxiliam no desenvolvimento dos plantões realizados na Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa (FEPHB). Os monitores visitam regularmente a FEPHB para avaliar e reportar aos professores orientadores sobre o processo de produção de leite.
Na disciplina de Avicultura, os monitores também têm tempo à disposição dos alunos para esclarecimentos referentes à disciplina. Acompanham aulas práticas da disciplina realizadas na FEPHB, no incubatório (Pará de Minas), em galpões de frango de corte (Pará de Minas) e de poedeiras comerciais (Pedro Leopoldo). Há também a participação dos monitores em experimentos científicos realizados na FEPHB e na Escola de Veterinária.
Na cunicultura, há acompanhamento do sistema de produção (manejo nutricional e sanitário), colheita de dados do sistema, visando melhoria da produção, seja esta voltada a quantidade e qualidade da carne comercializada e ao efetivo animal. Na introdução à Zootecnia há participação nas aulas teóricas e práticas e na lida do rebanho equídeo da FEPHB, em Igarapé
Palavras-Chave:
 Bovinocultura leiteira, Avicultura, Cunicultura, introdução à Zootecnia,