Tipo: Nome: Curso:
Professor MARLISE MIRIAM DE MATOS ALMEIDA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
19137X PMG 3134095351
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARLISE MIRIAM DE MATOS ALMEIDA Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
19137X marlise.matos@fafich.ufmg.br 3134095351
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ERNESTO FRIEDRICH DE LIMA AMARAL Faculdade de Filosofia Ciências Humanas Professor PMG
Alan Vítor Coelho Neves Ciências Sociais Externo PMG
TAIRINE JUNIA DE GOIS MONTEIRO ESTATISTICA Aluno PMG
BRUNA REGINA ROQUE GESTAO PUBLICA/NOTURNO Aluno PMG
GABRIELA SILVA NOGUEIRA DE ARAUJO GESTAO PUBLICA/NOTURNO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-063 Estudos da Sub-Comissão de Avaliação da Comissão de Acompanhamento de Medidas de Inclusão Social no Corpo Discente (CAIS) da UFMG
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
A Sub-Comissão de Avaliação da Comissão de Estudo e Acompanhamento de Medidas de Inclusão Social no Corpo Discente (CAIS) da UFMG analisou os estudantes que ingressaram na universidade pela política do bônus sociorracial. A estratégia do projeto foi de elaborar um perfil dos alunos ingressantes em 2009 pela iniciativa do bônus sociorracial, primeiro ano desta iniciativa. A análise foi realizada com base nos dados da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE), a qual contém informações dos candidatos em relação a suas características sociais, educacionais, familiares e econômicas. Com base em uma série de tabelas descritivas multivariadas, foi possível identificar as mudanças no perfil dos alunos com a inclusão da política do bônus, além de analisar o perfil dos candidatos aprovados. Observou-se que os estudantes do Concurso Vestibular de 2009 que se beneficiaram com a política do bônus são, em sua maioria, negros, estudantes de escola pública, de classes sociais mais baixas, além de serem filhos de mães com baixa escolaridade. Estes resultados são indicativos de que houve o resultado esperado pela política de bônus, já que os estudantes beneficiários foram aqueles geralmente desfavorecidos de auxílio social, econômico e de garantia de entrada no ensino superior.?A política pública do bônus sociorracial na UFMG: avaliação do acesso pelo vestibular? é outro desdobramento do trabalho realizado na Sub-Comissão de Avaliação da Comissão de Estudo e Acompanhamento de Medidas de Inclusão Social no Corpo Discente (CAIS) da UFMG, em que o objetivo foi uma avaliação da política pública do bônus sociorracial na UFMG, com base em dados do vestibular fornecidos pela Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE). Nesse sentido, teve-se a preocupação em enquadrar a política de bônus da UFMG nos conceitos sobre avaliação de políticas públicas. Buscou-se aplicar uma metodologia de pesquisa que levasse em conta toda a complexidade de fatores explicam os efeitos de aplicação da política.
Palavras-Chave:
bônus sociorracial; inclusão social; igualdade no ensino superior; UFMG, Perfil dos alunos;
Instituições:
PROGRAD UFMG, FUMP, FAFICH, FAE, FACE