Tipo: Nome: Curso:
Professor LUIZ CARLOS FERREIRA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
171042 PEG 3899020549
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUIZ CARLOS FERREIRA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
171042 luizcarlosf@ufmg.br 3899020549
Co-Autores
ROBERTA TORRES CARELI Instituto de Ciências Agrárias Professor PEG
EDUARDO ROBSON DUARTE Instituto de Ciências Agrárias Professor PEG
LUMA SOARES COSTA ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL Aluno PEG
AMAURY DOS ANJOS DIAS ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-65 ELABORAÇAO DE VÍDEO-APOSTILA PARA AULAS PRÁTICAS DA  DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA GERAL
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
Neste projeto tem-se como propósito a confecção de vídeos, documentários e programas de áudio contendo material informativo nas áreas de Microbiologia Geral. O objetivo dos bolsistas consiste na preparação e na elaboração de vídeos e programas de áudio, favorecendo a interdisciplinaridade e concretização dos conteúdos aprendidos em sala de aula, de forma dinâmica, proporcionando um aprofundamento do conteúdo. No primeiro semestre, foram planejadas a elaboração do vídeo-apostila a partir da definição de conteúdos;  levantamento de material necessário e metas de execução do trabalho. Os bolsistas foram separados em turmas praticas o qual  foram realizadas filmagens semanais  com o objetivo de acumular material para a confecção dos vídeos,  produzir vídeo-apostila com a edição do material áudio-visual elaborado dos conteúdos práticos da disciplina de Microbiologia Geral. Foram filmadas aproximadamente 12 aulas praticas sob coordenação do professor Luiz Carlos, com a participação dos alunos de suas respectivas práticas. Para o segundo semestre estão sendo elaborados os vídeos aulas referente às aulas práticas filmadas no semestre anterior e produzir o vídeo-apostila com a edição de todo o material elaborado no primeiro semestre.A proposta final será favorecer o melhor rendimento escolar dos alunos, devido à facilidade de obtenção e visualização dos conteúdos, aumentando o interesse dos graduandos pela disciplina ministrada, além de proporcionar melhor dinamismo do material fornecido.
Palavras-Chave:
microbiologia geral;vídeo-apostila;aulas práticas