Tipo: Nome: Curso:
Professor HELDER DOS ANJOS AUGUSTO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
204188 PRONOTURNO (38)21017764
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
HELDER DOS ANJOS AUGUSTO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
204188 matacuane@gmail.com (38)91675710
Co-Autores
CLEDINALDO APARECIDO DIAS Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
CRISTH ELLEN FERREIRA PINHEIRO ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
FRANCIELLE FERREIRA MARTINS ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
SARA MOREIRA ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
PRISCILLA MENDES MACHADO ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
NATHALY POSSIDONIO RODRIGUES ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
EDIMAR MAGALHAES SANTOS ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
ANE CAROLINE ALVES TOLENTINO ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
MARIELLE RAYANE GOMES ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
THIAGO ABREU DE SA ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
WARIELLE CRISTINE FERREIRA DA ROCHA ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
WILLIANICE LUDMILA DOS SANTOS AGUIAR ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
VINICIUS REIS SOARES ADMINISTRACAO(AGRN/COOP)/NOT. Aluno PRONOTURNO
Dados do Trabalho
Título:
PN-18 Desempenho acadêmico do curso de Administração do ICA/UFMG
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) pleiteou em 2008, com o apoio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a inserção de quatro novos cursos de graduação, com oferta de mais 160 vagas no vestibular 2009, sendo 40 destas do curso de Administração. Diante desse contexto, este trabalho busca verificar o desempenho do curso de Administração no período de 1º semestre de 2009 (2009/1) ao 1º semestre de 2011 (2011/1), no que tange os débitos em disciplinas e o comportamento do Rendimento Semestral Global (RSG) médio do curso neste período. A metodologia aplicada consiste em uma pesquisa quantitativa baseada em informações documentais e observações. Atualmente há 114 estudantes matriculados no curso de Administração, sendo 94% admitidos pelo vestibular tradicional e os demais por transferência. Os resultados apontam que 64% dos estudantes possuem débitos em disciplinas, com variação de 1 a 10 disciplinas em débito por estudante. Apesar do índice de débitos, o RSG médio do curso apresenta variação crescente de 2,9 em 2009/1 para 3,2 em 2011/1, com oscilações de queda nos 2º semestres de 2009 e 2010. Sugere-se que os resultados podem estar relacionados ao fato de serem períodos com disciplinas obrigatórias voltadas à área de Exatas, como Matemática Aplicada, a qual apresenta maior número de estudantes com débito. Com os resultados apurados, pode-se inferir que, apesar do elevado índice de pendências em disciplinas, o curso de Administração apresentou um progresso desde o início de suas atividades. Observa-se, com esta evolução, o reflexo do processo seletivo no desempenho do curso, pois é notado que aumentou o índice de relação candidato/vaga do vestibular. Além deste contexto, é importante ponderar as questões ligadas à melhoria da estrutura do curso que também contribuíram para sua evolução, mostrando a importância da organização para o sucesso acadêmico.
Palavras-Chave:
Desempenho Acadêmico; Administração; Instituto de Ciências Agrárias.
Instituições:
UFMG/Prograd